ESP/CE forma técnicos em atendimento pré-hospitalar

23 de novembro de 2016 - 05:40

Qua, 23 de novembro de 2016  09:32

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), promove, no dia 25 de novembro, às 18 horas, solenidade de formatura do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar (Turma de 2016.2), no auditório principal da instituição.

Durante a cerimônia, serão formados 25 trabalhadores do Sistema de Saúde Único (SUS) que durante cerca de 2 anos compartilharam aprendizagens e experiências com a Dieps. As atividades do curso foram iniciadas em 5 de agosto de 2014.

O Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar faz parte da Política Nacional de Educação Permanente do Ministério da Saúde. E tem como objetivo desenvolver a formação de técnicos em atendimento pré-hospitalar, tornando-os capazes de prestar assistência à pacientes com risco de vida, fora do ambiente hospitalar, visando a sua estabilização clínica e remoção para uma unidade de saúde adequada. Desta forma, contribuir com a redução da morbimortalidade decorrente de acidentes, traumas e violência.

Curso Técnico de Atendimento Pré-Hospitalar (CTAPH) foi uma inovação do SUS do Ceará, tendo sido desenvolvido por meio de parceria com o Quebec/Canadá (Consórcio Interamericano de Desenvolvimento da Educação – CIDE), a Escola de Saúde Pública do Ceará, Secretaria de Saúde do Ceará, Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia de Sobral, Sistema Municipal Saúde Escola de Fortaleza e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Além dos formandos, a cerimônia contará com as presenças de Salustiano Pessoa (superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará); Caio Cavalcanti (diretor da Educação Profissional em Saúde); Kitt Rôla (coordenador geral do SAMU Regional Fortaleza); João Vasconcelos Sousa (diretor do SAMU Ceará); Márcia Georgina Mendonça (coordenadora do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar); Luana Figueiredo (coordenadora da Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa (CEPEP) do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Contato: ascom@esp.ce.gov.br

Twitter: @espce