Aposentadoria é tema da Roda de Diálogos

3 de novembro de 2016 - 06:36

Qui, 03 de novembro de 2016 10:28

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realiza uma série de encontros sobre os cuidados relacionados aos ciclos da vida humana e os problemas enfrentados na atenção básica. No dia 4, a ESP/CE recebe uma equipe de profissionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que abordará o tema “Aposentadoria: aspectos psicossociais, previdenciários e convivência social e comunitária”.

A ação, agendada para as 13 horas, no auditório principal, faz parte do Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde (CTACS), que tem promovido através das Rodas de Diálogos, atividades interdisciplinares que envolvem os alunos e a comunidade interessada em participar dos encontros.  

De acordo com a coordenação do curso, esse será um momento onde serão focalizados diferentes aspectos relacionados à aposentadoria. Por meio de três distintas exposições, serão discutidas questões como os  aspectos psicológicos e a adaptação à vida familiar; aspectos previdenciários e sociais; e relativos à convivência social e comunitária.  

Além dessas temáticas, os expositores discutirão assuntos ligados aos distintos tipos de aposentadorias, os benefícios da prestação continuada e sobre as formas de contribuição para o INSS.

As apresentações serão feitas pelas profissionais de assistência social do INSS Fortaleza: Lise Rodrigues Fontenele, Honorina Maria de Rosalmeida e Ingridy Kelly Albuquerque. A previsão é de que mais de 100 ACS estejam presentes no evento.  

Segundo Camila Mascarenhas, supervisora pedagógica do CTACS, a iniciativa busca ainda fortalecer os argumentos e experiências dos agentes comunitários para que possam expandir seus conhecimentos no seio da comunidade em que atuam. A turma de Fortaleza realiza, no momento, atividades de acompanhamento junto à Regional II localizada no bairro Vicente Pinzón.

Além dos estudantes profissionais do CTACS Fortaleza, das Unidades Básicas de Saúde Odorico de Morais, Sandra Nogueira, Flávio Marcilio e Aida Santos, poderão participar do encontro todos os colaboradores da ESP/CE e os demais interessados.

 
 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: ascom@esp.ce.gov.br

Twitter: @espce
Facebook: espce