ESP/CE integra-se ao Mutirão de Reconstrução Mamária

20 de outubro de 2016 - 07:18

Qui, 20 de outubro de 2016 11:11

A Escola de Saúde Pública do Ceará adere ao Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em parceria com as entidades regionais de cada Estado e com apoio das principais unidades hospitalares de saúde da rede pública. No dia 20 de outubro, às 19h30m, no auditório principal da ESP/CE, acontecerá um encontro com representantes da SBCP,  ocasião que serão apresentados os objetivos e como ocorrerá a campanha no Ceará.

No encontro estarão presentes Ognezio Kozac, membro da comissão do Mutirão de Reconstrução Mamária da SBCP; Péricles Serafim, da SBCP da Paraíba; Francisco de Assis Montenegro Carvalho, presidente da SBCP do Ceará; Salustiano Pessoa, superintendente da ESP/CE, além de médicos e representantes das unidades hospitalares da rede pública.

Outubro foi o mês escolhido para que a ação pudesse se integrar a outras que compõem o “Outubro Rosa”, com foco no câncer de mama. Ela tem como objetivo proporcionar às pacientes mastectomizadas (após tratamento para câncer de mama), a possibilidade de reconstrução mamária, com a utilização de técnicas cirúrgicas consagradas, com ou sem a utilização de próteses de silicone.

No Ceará, segundo informa a SBCP, cerca de 50 pacientes já estão cadastradas em hospitais que compõem a rede pública. São eles: Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC), Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral César Cals (HGCC) e Hospital Fernandes Távora. As cirurgias serão realizadas durante o mês de outubro por cirurgiões plásticos membros da SBCP e por residentes da especialidade nos serviços credenciados.

Entidade sem fins lucrativos, a SBCP agrega cerca de 6 mil cirurgiões plásticos em todo o Brasil e é presidida por Luciano Ornelas Chaves. Através de seu Departamento de Assistência Social – DAS e Fundação Instituto para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária (Fundação IDEAH da SBCP), realiza ações humanitárias, dando sua contribuição às comunidades carentes do país.

Ao longo dos anos, a entidade promove diversos mutirões de Cirurgia Plástica Reparadora, que vêm acontecendo regionalmente por todo o Brasil. No ano de 2012, foi realizado o I Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, onde foi possível beneficiar mais de 500 mulheres em todo o Brasil.

Neste ano,  a SBCP e a Fundação IDEAH estão organizando o II Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, a ser realizado no período de 24 a 29 de outubro as suas regionais do país, em parceria com os cirurgiões plásticos voluntários da SBCP.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce