Começa Curso de Vigilância e Controle do Tracoma

17 de outubro de 2016 - 05:22

Seg, 17 de outubro de 2016 09:31

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), promoverá a quarta turma do Curso Básico de Vigilância e Controle do Tracoma. A atividade tem a parceria da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPROM/SESA/CE), através do Núcleo de Controle de Vetores (NUVET).

O curso objetiva formar multiplicadores para a implementação do programa de padronização do Tracoma em  diagnóstico e ações de controle, contribuindo para o fortalecimento das ações de vigilância e com a qualidade da atenção à saúde.

O processo formativo está estruturado em Período Presencial, totalizando 40h/aula, a ser realizado no período de 17 a 21 de outubro, das 8 às 17horas. Dirigido aos profissionais e técnicos da vigilância e controle de endemias do Ceará, o curso será realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará, situada na Avenida Antônio Justa, nº 3161, bairro Meireles, em Fortaleza.

Saiba mais

O tracoma é uma doença oftálmica, que afeta a conjuntiva, córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. A etiologia é bacteriana, uma variedade da Chlamydia trachomatis, uma bactéria gram-negativa, intracelular obrigatória e que leva a uma hipertrofia dos folículos, hipertrofia papilar e formação de um pano, que resulta na formação de uma cicatriz e até em cegueira.

No Brasil, há relatos de que esta enfermidade foi trazida pelos europeus, no século XVIII, no Nordeste, onde foram estabelecidos diversos focos desta doença. Em 1904, o Governo de São Paulo proibiu a entrada de imigrantes com tracoma no porto de Santos, mas esta medida durou pouco tempo devido à pressão dos cafeicultores que necessitavam da mão-de-obra vinda de outros países. Atualmente, o Ministério da Saúde e governos estaduais promovem o controle nas regiões de alta prevalência desta doença.

 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espc