Cursos da Diesp têm aula inaugural na SESA

10 de outubro de 2016 - 05:09

Seg, 10 de outubro de 2016 09:03

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, no último dia 06, a cerimônia da aula inaugural do Curso Técnico em Enfermagem e do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato. O evento ocorreu na Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e contou com a presença dos alunos dos dois cursos e representantes de diversas instituições parceiras.

Para Caio Cavalcanti, diretor da Educação Profissional em Saúde, essa qualificação se torna estratégica para a formação desses profissionais em saúde e para a melhoria dos serviços de saúde do Ceará. “O que a ESP/CE espera é que vocês sejam trabalhadores que tenham competência técnica, e também uma capacidade de se comunicar com os usuários e seus colegas, além de competências éticas”, ressaltou.

Durante a cerimônia, Ivina Siqueira, representando a Coordenadoria de Gestão e Educação Permanente em Saúde da SESA, pontuou a relevância de se manter uma dinâmica de formação continuada de todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a gestora, sem esse fortalecimento, seria muito difícil se trabalhar uma formação direcionada às necessidades desses trabalhadores.

“A política nasceu do fato de o próprio trabalhador enxergar que ele não aguentava mais fazer a qualificação sem estar direcionado, sem estar atendendo às necessidades dos desafios do cotidiano que ele enfrenta na vida dele”, frisou.

As palavras de Ivina foram complementadas pelas de Erlemos Soares, representante do Distrito de Saúde da Regional VI. Para ele, é essencial que esses profissionais que iniciam os cursos os vejam como uma grande oportunidade de se agregar valor à formação profissional e pessoal de suas vidas. “O curso da ESP/CE vem pra isso: pra trazer motivação, mudança e alegria a todos vocês”, finalizou.

Da cerimônia participaram as seguintes autoridades: Geraldo Magela Leite, diretor executivo do Hospital Dr. Evandro Ayres Moura; Valéria Viana, chefe geral do setor de Enfermagem do Hospital Geral de Fortaleza; Francisca Gales, enfermeira da Educação Permanente do Hospital Infantil Albert Sabin; Ana Carmem Maranhão, representante do Hospital do Coração de Messejana; Raquel Lima, assessora da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (COGETS) e Erlemos Soares, representando Aline Gouveia, chefe do Distrito de Saúde da Regional VI.

A equipe da Diesp foi esteve representada pelo diretor da Educação Profissional em Saúde, Caio Cavalcanti, pela coordenadora dos cursos, Ana Virgínia Evangelista de Mendonça; a Supervisora Pedagógica do Curso de Atenção à Saúde da Mulher o Ciclo Gravídico e Puerperal e do Neonato, Andrea Serpa; as facilitadoras do Curso Técnico em Enfermagem, Patrícia Elisabeth Silva e Altamira Félix e o assessor da Diesp, Jadson Franco.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce