Zélia Rouquayrol lança livro no Simpósio da Primeira Infância

27 de setembro de 2016 - 06:40

Ter, 27 de setembro de 2016   10:20

A professora e escritora Maria Zélia Rouquayrol lança a terceira edição do livro “Eco lógicas”, no próximo dia 6 de outubro, durante a programação do  Simpósio da Primeira Infância, a ser realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Segundo a autora, este livro é a sua primeira experiência na publicação de historinhas para crianças, adolescentes e adultos que possuem coração de criança.

Em 55 páginas, o livro alerta para a necessidade de uma convivência harmoniosa com os animais – chamados pela autora de “arrepiantes”, tais como lagarta-de-fogo, lagartixa, aranha, barata, formiga, gafanhoto, grilo, percevejo, entre outros – para se conquistar um perfeito equilíbrio do ecossistema. Esse será o segundo lançamento do “Eco lógicas”. O primeiro aconteceu em dois de setembro passado, em concorrida sessão de autógrafos na Livraria Cultura.

O livro traz crônicas bem humoradas sobre os animais “arrepiantes”, onde a autora faz um grito de alerta para a proteção desses seres viventes. O título deste livro, segundo Zélia Rouquayrol,  “foi escolhido como uma referência à irracionalidade dos animais arrepiantes, cuja intuição, como se fora um eco, foi-lhes concedida pela mãe natureza sob a lógica do determinismo biológico para tudo fazer conforme a programação, sem, no entanto, ter acesso ao livre-arbítrio, este, reservado aos humanos”.

Zélia Rouquayrol é, também, autora do livro “Epidemiologia & Saúde”, cuja oitava edição será lançada em breve. Sucesso editorial, a publicação, que trata de aspectos relacionados a mortalidade, mortandade e hospitalização de doenças que poderiam ser evitadas através da vacinação, é adotada como importante fonte de consulta por estudantes de Medicina e Enfermagem.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, Zélia Rouquayrol tem Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Le Havre (França). Nas últimas décadas, dedicou-se à missão de docente, orientando alunos na UFC e na Universidade de Fortaleza (Unifor). Como professora, está aposentada, mas, atualmente, presta consultoria na Célula de Vigilância Epidemiológica (CEVEPI) da Secretaria  de Saúde de Fortaleza.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce