Solenidade de abertura da VI EXPOESP tem palestra de Alcides Miranda

18 de agosto de 2016 - 11:09

Qui, 18 de Julho de 2016 14:30

Gestores, estudantes e profissionais de saúde prestigiaram na noite de ontem, 17, a solenidade de abertura da VI EXPOESP. O evento iniciou com a música do grupo Zé Rodrigues e banda Cabeça de Peixe, que tocaram música nordestina.

A mesa de abertura foi presidida pelo superintendente da Escola de Saúde do Ceará, Salustiano Pessoa, que saudou os presentes e fez os agradecimentos em nome da instituição.

Marcos Gadelha, o secretário adjunto da Saúde do Ceará, que também participou da mesa, falou da importância da temática do evento, Compartilhando Aprendizagem e da parceria da Secretaria da Saúde do Estado com a ESP/CE. “No Sistema Único de Saúde existem dois grupos de atribuições, um relacionado a promover conhecimento científico e a tecnologia, o outro é fazer valer a capacitação em recursos humanos. Então, em cima desses grupos é que Secretaria da Saúde sente a necessidade de trabalhar de forma articulada com ESP/CE na formação de seus profissionais”, destacou.

Já o médico Alcides Miranda, em sua palestra, resgatou o histórico da saúde pública no Brasil e abordou o momento delicado pelo qual o SUS e o país vêm passando. “Quero insistir, se nós ficarmos nas nossas bolhas e só discutir o que a gente faz para resistir e defender o SUS, a gente está cometendo um erro estratégico. O que está colocado agora, em risco, não é só a política pública de saúde é o conjunto das políticas públicas de saúde. Nós temos que ter a possibilidade e a visão estratégica ampliar e entender que o que temos discutir agora é, como lutar pela democracia? O SUS foi criado com a frase “Saúde é democracia e ela nunca foi tão real e tão necessária como agora”, ressaltou o palestrante.

Também estiveram presentes no evento a representante da Secretaria Municipal Saúde, Ivanília Timbó, o representante da Universidade Federal do Ceará, Renan Magalhães, e o diretor da FIOCRUZ Ceará, Fernando Carneiro.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce