Mostras abrem programação da VI EXPOESP

17 de agosto de 2016 - 10:04

Qua, 17 de Julho de 2016 14:00

O primeiro dia da VI EXPOESP foi marcado pela abertura da Mostra de Saberes da Educação Profissional  e Mostra de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará, na manhã de hoje, no auditório principal. A abertura foi oficializada pelo superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, Caio Cavalcante, diretor da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), e Amanda Frota, coordenadora da Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE).

Segundo o superintendente da ESP/CE, esse é um momento de aprendizado, de convivência saudável. “Espero que vocês aproveitem esses dias de aprendizado para praticarem o amor, o bem-estar, a convivência pacifica e saudável”, aconselhou.

Mostra de Residências

A Mostra de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará é uma iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), para promover a interação científica dos programas de residência uni e multiprofissional do Ceará.  A proposta é que ocorra a troca de experiências vivenciadas nos serviços, a socialização dos produtos científicos e criação de intervenções interativas entre os programas de residência do Estado.

Deste encontro participam todos os sujeitos que integram os programas de residência: profissionais de saúde-residentes, preceptores, tutores, articuladores e coordenadores dos programas da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia de Sobral, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará, Escola de Saúde Pública do Ceará e o programa da  Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, de Mossoró.

As conferências e mesas redondas os temas a serem debatidos envolvem as temáticas como formação e competências do ser preceptor, currículo, avaliação, percurso pedagógico-assistencial e colaboração interprofissional aplicada no projeto político-pedagógico dos programas.

Segundo Amanda Frota, “a ESP/CE, com visão de futuro, fomenta por meio da interação dos programas no Estado, cada vez mais se fortalecer e ampliar suas vagas, na perspectiva de que as Residências Multiprofissionais tornem-se parte do percurso formativo dos multiprofissionais do Estado, o que significa a oportunidade de fazer residência para todos”.

Mostra de Saberes

A Mostra de Saberes da Educação Profissional, segundo Caio Cavalcante, foi organizada pelos alunos dos Cursos Técnicos em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Prótese Dentária, Radiologia e Vigilância em Saúde. “Nela, os alunos exibem o que aprenderam durante o decorrer dos cursos e o que foi significativo no aprendizado, tanto para a vida como para a transformação da prática profissional”, ressaltou.

Essa Mostra, que acontece na Dieps, tem como objetivos compartilhar aprendizagem entre alunos, trabalhadores da ESP/CE e os gestores dos serviços de saúde. Além disso, visa demonstrar a aprendizagem, através de trabalhos realizados na área da formação técnica para saúde; valorizar a formação profissional técnica na saúde; e dar visibilidade à educação profissional, oportunizando a manifestação das competências desenvolvidas, durante o ano, em cada um dos cursos.

Após as falas, aconteceram duas palestras, a primeira com o médico sanitarista Carlile Lavor, Sistema de Saúde Contemporâneo e a segunda com o doutor em Políticas Públicas, Júlio César França com tema Educação Profissional em Saúde.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce