ESP/CE brinda seus 23 anos de fundação

22 de julho de 2016 - 10:37

Sex, 22 de Julho de 2016 14:21

Os seis ex-superintendentes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) foram homenageados com uma galeria de fotos, inaugurada, hoje pela manhã, durante o evento comemorativo dos 23 anos de fundação da instituição. O painel foi uma iniciativa para marcar a história de mais duas décadas da ESP/CE, na sua missão de formação e educação permanente de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A galeria, composta com fotos dos ex-superintendentes Frederico Silva, Sílvia Mamede, Anamaria Cavalcante, Mário Mamede, Haroldo Pontes e Ivana Barreto, foi afixada em lugar de destaque no pátio central da ESP/CE.  Com a intenção de valorizar a colaboração dos seus trabalhadores, na execução de suas ações, a ESP/CE também homenageou alguns funcionários mais antigos com uma Portaria de Elogio: Maria Helena Carvalhêdo, Verônica Venâncio, Santiago Martins e Maria Eleusa Costa.

“Fiquei muito surpresa, mas também, muito honrada. Tenho compromisso com a ESP/CE e o fato de ser reconhecida por 19 anos de trabalho, aqui, me deixa muito feliz e mais motivada a fazer sempre o melhor. Entendo que sou uma ótima profissional devido a tudo que me foi proporcionado durante todo esse tempo. Aproveito para agradecer a todos que fazem parte do Núcleo de Gestão Administrativa da ESP/CE, em especial, Lúcia Lacerda e Eliana Portela pela generosidade e companheirismo em todos os momentos”, destaca Verônica Venâncio.

Em seu pronunciamento, o superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, saudou a todos os trabalhadores e destacou os caminhos percorridos pela Escola. Segundo ele, a ESP/CE, ao completar 23 anos, apresenta o cenário de excelência na disseminação do conhecimento.

“Ao longo de sua trajetória, construiu mecanismos para um novo espaço na educação, na gestão, na educação e na cultura cearense. Enfrentou momentos de desafios, obstáculos e adversidades, mas sobreviveu, desenvolvendo e lutando pelo seu processo contínuo de desenvolvimento sustentável, por construir sua história embasada em valores que funcionam como pilares de transparência, confiança e compromisso com a formação de recursos humanos”, frisou o superintendente.

O evento foi prestigiado por funcionários e gestores da ESP/CE e representantes de órgãos da área de saúde. Na mesa, além do superintendente Salustiano Pessoa, fizeram parte Teresa Malveira e Eunice Gonçalves, representantes do Ministério da Saúde, Laís Cavalcante Pereira (irmã da ex-superintendente Anamaria Cavalcante), Ivana Barreto, pesquisadora da Fiocruz, e Clara Alves, gestora da Diretora Administrativa Financeira da ESP/CE.  Durante o evento, a banda da Décima Região Militar tocou músicas do repertório da MPB e executou o Hino Nacional.

A galeria foi inaugurada, oficialmente, pelo superintendente Salustiano Pessoa e Ivana Barreto agradeceu em nome dos homenageados. A ex-gestora disse que sente-se feliz por ter participado da história da instituição que, segundo ela, “tem uma importância vital na formação de recursos humanos para o SUS e na difusão de conhecimentos na área da saúde”.

Mostra

No início do evento, antes das homenagens, a representante do Ministério da Saúde, Teresa Malveira, falou da Mostra da Itinerante Combate ao Aedes aegypti, que também compôs a programação dos 23 anos da Escola. Ela destacou que a ESP/CE tem o privilégio de ser a primeira instituição do Ceará a receber a Mostra. Durante um mês, os banners ficarão expostos no pátio da Escola.

Produzida pelo Ministério da Saúde, a exposição contém doze banners distribuídos com informes de hábitos e doenças dos mosquitos, destacando questões relacionadas à zika e suas consequências em grávidas. O objetivo da ação é multiplicar conhecimento sobre as
formas de combate ao Aedes, focadas na prevenção.

Os banners fazem parte da ação do Ministério da Saúde em divulgar características e formas de combate ao mosquito vetor da zika, dengue e chikungunya, além de trazer alertas sobre sintomas das doenças, tratamento e prevenção.

Vejas as fotos do evento CLICANDO AQUI

Contato: ascom@esp.ce.gov.br