ESP/CE apresenta ações da Educação Profissional em reunião da Comisão Intergestoras Regional

12 de julho de 2016 - 06:42

Ter, 12 de Julho de 2016 10:42

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), esteve presente, na última semana, em reunião da Comissão Intergestores  Regional (CIR) da Região de Quixadá. O encontro, que ocorreu naquele município, também contou com a presença da equipe de educação profissional da ESP/CE e dos secretários de saúde da Região do Sertão Central.

Na ocasião, Caio Cavalcanti, diretor da Educação Profissional em Saúde, fez uma apresentação das ações de educação profissional da ESP/CE. A fala do gestor esteve direcionada para o curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico e Puerperal, dos cursos técnicos em Enfermagem, Radiologia e Vigilância em Saúde, cujas atividades também estão sendo desenvolvidas na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) no Sertão Central.

“Esse é um momento importante para a aproximação da ESP/CE com os gestores, equipes dirigentes dos municípios e da regional de saúde, visando o aperfeiçoamento das pactuações e acompanhamento conjunto sobre o andamento dos cursos na região”, afirmou.

Na pauta de discussões, foram debatidos tópicos como datas de início e término dos cursos, bem como os encaminhamentos das atividades e desafios que a formação técnica impõe na atual conjuntura da saúde no Ceará e no Brasil.

Ana Virgínia Evangelista, coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico e Puerperal do Neonato, apresentou os relatos e ações do curso das turmas de Aracati e Russas que concluíram as atividades em junho passado.

Também nessa perspectiva, Lucileide Araújo, coordenadora do Curso Técnico em Radiologia, fez uma exposição das principais ações em andamento. De acordo com ela, o curso acaba de realizar a pactuação do primeiro estágio no município de Quixeramobim.

A firmação das parcerias foram destacadas por Roberta Diniz. A coordenadora do Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS) ressaltou igualmente a confirmação do estágio das turmas de Quixadá e Senador Pompeu.

“As reuniões se tornam importantes, pois é uma maneira que a ESP/CE tem de fazer uma devolutiva aos municípios das ações que estão em desenvolvimento ao longo do ano”, disse, ressaltando que a “relevância das reuniões ocorrerem ao menos uma vez a cada semestre”.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce