Curso em Atenção à Saúde da Mulher conclui turma em Russas

21 de junho de 2016 - 12:14

Ter, 21 de Junho de 2016 16:07

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) realizou na última semana, aula de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato no município de Russas. O momento marcou o fechamento das atividades iniciadas em dezembro de 2015.

Reunidos no Auditório do Centro Comunitário Margarida Leandro, representantes da ESP/CE, gestores dos municípios e alunos-profissionais do curso, participaram da cerimônia. Nas palavras da oradora de turma, Francisca Maria Xavier, a turma conclui suas atividades com um sentimento de que novos conhecimentos e aprendizados foram agregados a cada um dos colegas de curso.

“Com esse ‘manancial’ de conhecimentos aos quais tivemos acesso, estaremos à disposição de nossa sociedade e creio que temos o compromisso de aplicar e gerar mais conhecimento a serviço da pronta resposta aos nossos usuários”.

A fala de Francisca resume a caminhada realizada pelos 37 alunos ao longo dos últimos seis meses de curso. Ao todo, foram 184 horas/aula, iniciadas em 18 de dezembro de 2015. “Na verdade, esse foi o ponto inicial para o enriquecimento de conhecimentos em nossa
jornada de trabalho. Estamos convictos de que todas as experiências foram proveitosas para enriquecer nosso aprendizado”, concluiu.

Estiveram presentes na cerimônia a coordenadora do curso, Ana Virgínia Evangelista de Mendonça; o assessor técnico Jadson Franco, representando o Diretor da Dieps da ESP/CE, Caio Cavalcante; a supervisora Pedagógica, Andréa Serpa; a assessora técnica da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde de Russas, Patrícia de Araújo; o Secretário Municipal da Saúde de Russas, Daniel Peixoto; a Secretária Municipal da Saúde de Palhano, Paula Helena Félix; além de Germano Quirino, enfermeiro da Policlínica de Russas e Adjoane Maciel, Facilitadora do curso.

O curso faz parte das ações do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e Amazônia Legal, tendo o objetivo de capacitar os auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam nas maternidades dos municípios cearenses.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce