Saúde recebe novos profissionais recém formados pela ESP/CE

30 de maio de 2016 - 07:30

Seg, 30 de Maio de 2016 11:30
 
 

 
O campo da enfermagem no Estado do Ceará conta com o apoio da força de trabalho de novos técnicos recém-formados pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Isso porque a instituição, por meio da sua Diretoria de Educação profissional em Saúde (Dieps), realizou no último dia 20 de maio a cerimônia de formatura dos seus 23 alunos do Curso Técnico em Enfermagem.

A solenidade marcou a conclusão das atividades acadêmicas em nível técnico desses novos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que por, aproximadamente, um ano e seis meses, compartilharam os desafios e alegrias do retorno aos estudos.

Caio Cavalcanti, Diretor da Diesp-ESP/CE, ressaltou a importância do profissional de enfermagem, uma vez que ele é o principal responsável pelo cuidado em saúde. “É ele quem está no cotidiano, quem faz o ato vivo do cuidado e do encontro entre profissional e usuário”, falou, destacando o perfil capacitado, humano e ético de cada um dos formandos ali presentes na cerimônia.

 
 
Para Ana Virgínia Mendonça, coordenadora do curso, a conclusão de mais uma turma de Técnicos em Enfermagem é a afirmação de que o esforço em prol de uma formação continuada aos profissionais da saúde é muito importante. “Não podemos esquecer que embora a alegria do presente exista, o futuro nos reserva outras a mais. É necessário seguir em frente, buscar novos objetivos”, pontuou, destacando o mérito alcançado ali como resultado do esforço e dedicação dos concludentes.

Seguindo a linha de raciocínio de Virgínia, a Chefe Geral de Enfermagem do Hospital Geral de Fortaleza, Valéria Barbosa, reforçou a prática do trabalho em equipe. “Como equipe de enfermagem, não existe ou um ou outro. Nós trabalhamos juntos. E devemos assim continuar. Porque somente com nossa união, e com o trabalho em equipe, desenvolveremos um trabalho realmente sério”.

 
 
Evocando a arte do cuidar, Clébia Azevedo, Coordenadora do Transplante Hepático do Hospital Walter Cantídio, lembrou aos formandos da relevância em se manter uma postura de compromisso e amor pelo ofício que cada um passará a exercer. “Porque quando você trabalha e se coloca dentro do que faz, já tem muita importância e a partir daí, você conquista reconhecimento “, finalizou.

Para a oradora da turma, Sandra Estevam de Freitas, apesar das dificuldades, o curso veio reforçar ainda mais os conhecimentos adquiridos na prática da Enfermagem.

O olhar da colega, Rosa Maria Bandeira, é igualmente de gratidão. Para ela, a conclusão do curso é mais uma etapa construída também a partir do apoio ofertado pela ESP/CE. “Estamos muito felizes pelos conhecimentos adquiridos para prestar uma melhor assistência aos nossos usuários do SUS e por estarmos também preparados para fortalecermos o sistema com nossa força de trabalho”, concluiu.

A cerimônia também contou com a presença dos que participaram do andamento das atividades do curso a supervisora do curso Patricia Elizabeth e as facilitadoras Mayrla Diniz, Laura Brito, Vanessa Lages Braga e Larissa Rodrigues.

O curso possui carga horária de 1.800 horas/ aula. Além da turma de Fortaleza, o Curso Técnico em Enfermagem da ESP/CE está desenvolvendo atividades com turmas nos  municípios de Senador Pompeu e Solonópole.

 
Veja as fotos do evento CLICANDO AQUI
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce