Curso Técnico em Vigilância em Saúde promove estágio integrado com Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador

18 de maio de 2016 - 14:03

Qua, 18 de Maio de 2016 18:03

O Curso Técnico em Vigilância em Saúde, Turma de Aracati,  inicia uma fase mais técnica e prática a partir desse mês de maio. Isso porque a turma irá desenvolver atividades ligadas às unidades didáticas do Modulo Especifico II como: Análise da situação de saúde, Sistemas de informação geográfica, Relações saúde-trabalho-ambiente, Vigilância em saúde e territorialização, Processos produtivos e  Determinantes de saúde-doença. O curso é ofertado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps).

O módulo será concluído com o estágio curricular obrigatório e tem carga horária de 160horas. Durante o processo de articulação deste estágio, foram realizadas relevantes parcerias para a efetivação das atividades práticas, como as que envolvem o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Coordenadoria da 7ª Região de Saúde CRES). No Cerest, foram definidas  ações que englobarão o estágio, tais quais visitas a vários locais acompanhados por profissionais da instituição.

A ideia é que haja, por meio desse movimento, uma constante discussão acerca da saúde do trabalhador nas mais variadas frentes de trabalho. Além destas visitas, será realizado um momento para maior conhecimento e familiaridade com as ações da própria Cerest.

José Wagner da Silva Lima, Diretor do Cerest Aracati, afirma estar muito satisfeito com a parceria formada. Para ele “é de grande relevância encontrar uma oportunidade de ampliar nossa atuação com o apoio de outra entidade que também se preocupa em desenvolver propostas sérias e focadas na saúde do trabalhador e da trabalhadora”.

Para o gestor, esse momento ganha ainda mais importância quando consideramos o ganho na qualidade de vida, nas melhorias dos ambientes de trabalho, no desenvolvimento da pessoa humana e consequente aumento da vigilância em saúde ambiental que a atividade propicia e estimula. “Juntos, Cerest, 7ª Cres (Aracati) e a ESP/CE, continuaremos a proporcionar novas oportunidades, para que no futuro, tenha uma diminuição nas doenças ocupacionais”.

Nesse sentido é que a equipe do curso se reuniu com representantes da 7ª CRES visando o estabelecimento de ações na área. Uma delas é a realização de uma coleta de água para que os alunos possam acompanhar todo o processo do Programa “Vigiagua”, incluindo alimentação, sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), além da compreensão de como gerar e analisar os relatórios regionais. A reunião foi realizada com Margarida Anísia de Sousa Oliveira, Articuladora da Vigilância Ambiental da Coordenadoria.

De acordo com Francilete Gomes, Supervisora do CTVS Aracati, o estabelecimento destas parcerias é fundamental para a capacitação desses alunos. “E, por consequência, aprimorar os conhecimentos para o desenvolvimento de uma melhoria nos serviços prestados aos usuários do SUS”, completa a Supervisora.

O pensamento da supervisora foi reforçado por Roberta Diniz, Coordenadora do CTVS. Enfatizando a importância da manutenção de uma boa estrutura de saúde pública para uma melhor oferta de serviços à população, ela afirma ser “vital para a formação dos futuros técnicos em vigilância em saúde a construção de parcerias com os equipamentos de vigilância em saúde municipais visando potencializar os serviços de saúde prestados aos municípios”, conclui.

Já para Caio Cavalcanti, Diretor da Educação Profissional da ESP/CE, essa é uma articulação muito importante para o desenvolvimento do curso, uma vez que ele se constrói de forma compartilhada com municípios, coordenadorias de saúde e demais instituições parceiras.

“O campo de estágio tem essa característica de estimular a integração Ensino-Serviço. Os alunos vão ter um campo pratico muito rico com grandes possibilidades de vivências e experiência para agregar à formação desses alunos e é um processo de aprendizagem dentro do SUS e para o SUS”, encerra.

Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce