Curso de Atenção à Saúde da Mulher realiza aula inaugural em Tabuleiro do Norte

10 de maio de 2016 - 04:47

Ter, 10 de Maio de 2016 08:30

O Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato deu início a mais uma etapa no processo de descentralização das atividades da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) no Estado. Isso porque através de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS), o curso realizou sua aula inaugural da turma de Limoeiro do Norte.

A cerimônia realizada na Escola de Educação Profissional Avelino Magalhães, no município de Tabuleiro do Norte, contou com a participação de 31 alunos-profissionais pertencentes aos municípios de São João do Jaguaribe, Ereré, Jaguaribara, Quixeré, Iracema, Alto Santo e Tabuleiro do Norte.

Participaram desse momento o Prefeito de Tabuleiro do Norte, José Marcondes Moreira; o Secretário da Saúde, Irisandro Fernandes; além do diretor da Escola Avelino Magalhães, Albert Einstein; Virginia Maria Moura, Representando a 10ª CRES e Bernadete Maia Malveira, Coordenadora de Atenção Básica de Tabuleiro do Norte, além da Coordenadora do curso, Virgínia Evangelista; da Supervisora Andréa Serpa e a Facilitadora Priscila Freitas.

O Secretário da Saúde, Irisandro Fernandes, reforçou o protagonismo desses profissionais da enfermagem junto aos serviços que serão prestados à população uma vez que eles passam a ser a “porta de entrada” para o exercício do atendimento em saúde.

Complementando as palavras de Irisandro e destacando o papel de um exercício profissional mais humanizado na saúde, o Prefeito de Tabuleiro do Norte, José Marcondes Moreira, destacou igualmente a relevância de uma constante atualização dos saberes desses profissionais.

Para Virgínia Moura, representante da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, o início das atividades em Tabuleiro é um importante passo no fortalecimento e melhoria dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na região e, essa melhoria só pode ocorrer efetivamente, segundo ela, com a capacitação desses profissionais e a consequente qualificação dos mesmos.

O curso

Ao todo, o curso será desenvolvido por meio de oito unidades didáticas que abordarão temas diversos da área como: Ética, Humanização e Relações Interpessoais; Síndromes Hipertensivas no Ciclo Gravídico-Puerperal; Assistência de Enfermagem no Puerpério e Amamentação, entre outros assuntos.

Voltado para auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam nas maternidades e Unidades Básicas de Saúde da Região de Limoeiro do Norte, o curso terá carga horária de 184 horas/aula com previsão de conclusão em outubro de 2016.

Além de Limoeiro, o curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato está sendo realizado nos municípios de Aracati e Russas.

Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce