Curso de Práticas Docentes em Vigilância e Controle das Ações de Tuberculose inicia dia 18

9 de maio de 2016 - 14:01

Seg, 09 de Maio de 2016 18:01   

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde (COPROM), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, promove o Curso Práticas Docentes em Vigilância e Controle das Ações de Tuberculose.

O primeiro módulo do curso acontecerá no período de 18 a 20 de Maio. O segundo módulo no município de cada participante e 23 e 24 de Junho, acontece o terceiro módulo, sede da ESP/CE. O curso tem uma carga horária de 60 horas, sendo o primeiro módulo com 24horas
presencial na Escola, o segundo módulo de Dispersão com 20horas e presencial no município de origem, o terceiro e último módulo será um Seminário de Avaliação com 16 horas na ESP/CE.

A formação tem como público os Enfermeiros ou Coordenadores da Vigilância Epidemiológica, com intuito de formar multiplicadores para o fortalecimento das ações de vigilância e controle da Tuberculose, visando à melhoria do perfil social, clínico, epidemiológico.

O Curso tem como objetivo capacitar os profissionais da atenção primária para o desenvolvimento de habilidades necessárias à estruturação e organização da rede de atenção à Tuberculose no Estado do Ceará.

O Brasil segue a proposta da OMS no que diz respeito às prioridades relacionadas à detecção precoce de casos, ao tratamento do paciente e à sua conclusão com desfecho favorável: a cura. Para isso, as atividades desenvolvidas precisam estar relacionadas a abordagens que visam à redução do estigma que ainda existe em torno da doença e à melhoria das estratégias para adesão ao tratamento, não perdendo de vista a necessidade de articulação com outras áreas, inclusive fora do setor da saúde.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce