Curso Atenção à Saúde da Mulher realiza atividade prática em Aracati

22 de abril de 2016 - 11:17

Sex, 22 de Abril de 2016 15:17

 

Os alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato, da turma de Aracati, participaram de uma atividade prática no Laboratório de Saúde da Mulher da Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). A atividade, realizada na última semana, faz parte da unidade 7 – Urgência e Emergência do Recém-Nascido no Processo de Nascimento.

 

Este fazer prático foi enfatizado pela aluna Mariane dos Santos. Para ela, a troca de conhecimento que o Curso tem proporcionado à turma tem sido um importante aspecto da formação que segue. “O curso nos mostrou a importância da assistência humanizada que cada profissional deve oferecer a todas às gestantes, desde a atenção primária, até o âmbito hospitalar”, pontuou, ressaltando que “o trabalho de parto e pós-parto, onde ocorre o período mais sensível da mulher , requer um cuidado especial”.

Para o Diretor da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS), Caio Cavalcanti, esse curso trata-se de uma iniciativa relevante para qualificar os trabalhadores de nível médio que atuam no âmbito da rede de Cegonha da Região de Saúde de Aracati, visando influenciar na garantia do cuidado integral, e na redução da mortalidade materna e infantil.

 

 

Na referida unidade, os alunos terão 16 horas/aula acerca de temas como: Manejo e manutenção dos materiais e equipamentos na urgência e emergência; Sinais, sintomas e condutas de enfermagem na parada cardiopulmonar materna e neonatal; Cuidados imediatos de suporte à via neonatal, entre outros.

Saiba mais

O Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato é realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio da DIEPS. Possui 43 alunos, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) provenientes das regiões de Itaiçaba, Icapuí, Fortim e Aracati.

Sua carga horária contempla 184 horas e tem por objetivo desenvolver padrões de prática, baseados na evidência científica atualizada, contribuindo com a redução da mortalidade materna e neonatal, como consequência dos agravos que acometem a saúde da mulher e da criança no ciclo gravídico puerperal.

A turma de Aracati iniciou suas atividades em novembro de 2015 e tem previsão de conclusão prevista para maio deste ano.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce