Agentes Comunitários da Saúde de Fortaleza participam de aula inaugural na ESP/CE

15 de abril de 2016 - 06:52

Sex, 15 de Abril de 2016 10:30

Fortaleza deu início na manhã desta quinta-feira, 14, a uma nova e marcante etapa junto ao fortalecimento das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. Isso porque a Escola de Saúde Pública do Ceará por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) realizou a aula inaugural que marcou a retomada do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS) no município. A cerimônia ocorreu no auditório da ESP/CE e contou com a presença dos agentes comunitários da cidade.
A superintendente em exercício da Escola, Clara Alves, destacou o papel dos profissionais, “os Agentes Comunitários de Saúde são a porta de entrada para a política de atenção básica do Estado e é com muito orgulho que os recebo para essa nova fase que é um marco para a ESP/CE e para o Ceará”.

Os enfermeiros, também, participaram desse primeiro momento referente à segunda etapa formativa do urso. Ao todo, o CTACS será composto por três etapas que terão seis diferentes fases. Em sua primeira fase, o curso abordará como tema o seguinte assunto: “Cultura de paz e não violência”.
Nessa perspectiva, a coordenadora do curso Wilma Lins, falou acerca da necessidade de se pensar o fortalecimento do Programa Saúde da Família por meio das ações do curso, uma vez, que ele já se ncontra em território, “e como iremos trabalhar diretamente no território, a ideia é contribuirmos, também, uma cultura de paz”, completou.
A Coordenadora Regional de Saúde II, Sheila Silveira, destacou a imensa felicidade do momento e real perspectiva de crescimento profissional e cultural na criação de vínculos entre a comunidade e a equipe do curso, uma vez que “juntos seremos, sempre, mais fortes”, finalizou.
Evocando um sentimento de vitória, Caio Cavalcanti, Diretor da Dieps-ESP/CE, ressaltou o caráter particular da formação desses novos profissionais que iniciarão as atividades como ACS em Fortaleza. “O Ceará é o terceiro ou quarto estado a ter profissionais com essa especificidade em nível técnico”, afirmou, enfatizando o traço colaborativo do programa, construído a várias mãos por meio de parcerias com diversos órgãos ligados ao governo do Estado.

Integração

A primeira etapa formativa do CTACS realizada pela Escola no Ceará ocorreu em 2005. Nesse novo contexto e frente aos novos desafios a ser enfrentados, no que diz respeito ao perfil epidemiológico no Ceará e Brasil, a ESP/CE propõe por meio da retomada do curso, o fortalecimento do compromisso na busca por uma maior clareza no papel do ACS junto a população.

A fala da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, Socorro Martins, norteou-se nessa linha de integração “profissional-comunidade”. Mas para que essa aliança ocorra, a gestora reforçou o empenho e entrega dos profissionais e estudantes durante esse ciclo de que se inicia. “Precisamos treinar nossos profissionais para trabalhar em função dos problemas que as famílias do nosso estado enfrentam, como a questão da violência, por exemplo, ”afirmou, reforçando que aquele que trabalha na saúde precisa ter uma “visão de coletividade” e não somente numa dimensão individual.
A solenidade contou ainda com uma palestra ministrada pelo médico sanitarista e idealizador do Programa Agente Comunitário de Saúde, Carlile Lavor. Em sua fala, ele discutiu as trajetórias do Agente Comunitário de Saúde no País, debatendo que as políticas de saúde brasileiras, podem sim, ser implementadas eficientemente mesmo com pouco recurso.

A cerimônia contou também com outros momentos como relatos de casos de pessoas que conseguiram recuperar suas qualidades de vida por meio da assistência do SUS, bem como, de apresentações culturais de artistas locais das comunidades do Vicente Pinzon e demais localidades da cidade de Fortaleza.
Participaram ainda da cerimônia Raquel Nepomuceno, coordenadora da Atenção Básica da Regional II e José Paulo Araújo, assessor da Vice-Governadoria do Estado.

Mais sobre o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde tem uma carga horária de 1800h/a e está sendo realizado em sete municípios Horizonte, Tauá, Acopiara, Iguatu, Jucás, Fortaleza e Sobral. Ao final serão formados cerca de 400 técnicos para atuarem na Atenção Primária dos municípios do Ceará.

Veja mais fotos do evento CLICANDO AQUI.

Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce