Municípios realizam Aulas Inaugurais e a Validação do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde

14 de março de 2016 - 13:27

Seg, 14 de Março de 2016 18:27

Nos dias 09 e 10 de março, nos municípios de Iguatu, Acopiara e Jucás, foram realizadas as Aulas Inaugurais e a Validação do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), promovido Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps-ESP/CE).

“Hoje, quando retomamos à Etapa Formativa III do CTACS, reconhecendo os novos desafios da Estratégia Saúde da Família (ESF), como modelo para Atenção Primária do SUS e frente aos novos desafios sociais e epidemiológicos, reconhecemos que o acesso à saúde em muito foi ampliado. Agora, é preciso avançar, sobretudo, na qualidade e a humanização da atenção à saúde”, destacou a coordenadora do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), Wilma Lins.

A validação acontece dentro do curso de capacitação, destinada aos enfermeiros da Atenção Primária, que serão os facilitadores do (CTACS), para os profissionais que compõem a Residência Multiprofissional, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde.

A equipe formadora reconhece que este movimento social e político avança e adquire renovado ímpeto para a formação técnica do ACS, como mais uma importante forma de garantir o desenvolvimento de práticas para cuidar melhor das pessoas, de promover as mudanças e a melhoria do SUS.

 
 
No município de Iguatu, a aula inaugural aconteceu no dia 09, às 9h, no Auditório do Hospital Regional, contou com a participação de 69 Agentes Comunitários de Saúde de Iguatu e dos 25 enfermeiros que serão facilitadores do CTACS. Além do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara Filho, também estiveram presentes o médico Sanitarista e ex-secretário de saúde do Estado, Carlile Lavor e a consultora do curso, Míria Lavor, estes idealizadores dos ACS; a secretária de saúde de Iguatu, Vanderlúcia Lobo; o coordenador da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), Ivan Bezerra e a superintendente da Escola de Saúde Pública de Iguatu, Samara Ferreira.

O prefeito, Aderilo Alcântara, destacou a importância dos Agentes Comunitários de Saúde e sua ligação com as famílias, “são os Agentes Comunitários de Saúde que primeiro identificam as deficiências na estrutura de saúde pública em suas comunidades e essa formação contribui, cada vez mais, para o aprimoramento e fortalecimento da Estratégia Saúde da Família”, disse ele.

 
 
 
Já no município de Acopiara, a aula inaugural foi realizada às 16h, do dia 09, no Auditório do Liceu Francisco Alves Sobrinho. Na ocasião aconteceu a palestra do médico sanitarista, Carlile Lavor, que relatou sobre o início do CTACS em 2005, colocou a necessidade de concluir o Curso Técnico e a importância da formação no trabalho.

O médico destacou a responsabilidade do ACS na redução da mortalidade infantil, que hoje em Acopiara é de 4,77% e que em 2013, eram 16%. Comentou, ainda, que os enfermeiros, desde o início do projeto, foram os responsáveis por “treinarem” os ACS. “Se os ACS contribuíram para redução da mortalidade infantil, é possível que se faça mais que isso. Hoje, o que se pede é que os ACS digam para as mulheres para não engravidarem, por conta do Zica Vírus, que levem aos postos de saúde os hipertensos e diabéticos, além da grande ajuda que podem dar aos usuários de drogas, já que esses profissionais detém a confiança da população”, ressalta.

O evento de Acopiara contou com as presenças do prefeito, Vilmar Félix; da Secretária de Saúde do município, Marleuda Gonçalves; da coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Guedes; das Supervisoras do CTACS, Aldenôra Gonçalves e Nayane Oliveira; dos facilitadores do curso, Jozana Alencar, Dyego
Silva, Geniely Gomes, Gleisoneyde Amorim, Jaiane Araújo, Anathianne Uchoa, Marly Gonçalves, Thalisson Piancó e Vivianny Bezerra, além dos 23 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que compõem a Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana de Acopiara.

 
                         
 
Em Jucás, a aula inaugural foi realizada no dia 10, às 9h, no Auditório da Câmara Municipal. A agente comunitária de saúde, Ozileide, relembrou do inicio da profissão, há 30 anos, “quando a Miria Lavor, supervisionava e acompanhava os ACS e levavam as crianças para dar banho nos açudes, cortar as unhas, tirar piolhos. Tempo do trabalho integral em que cuidavam das crianças, indo muito além da função” relembrou.

Em cada aula inaugural, a Coordenadora do CTACS, Wilma Lins, lembrou a importância da capacitação para os enfermeiros, o porquê da validação e a formação dos Agentes que farão a Etapa Formativa III, que será composta por seis fases: Cultura de Paz e Não Violência; 2ª infância, adolescência, adulto, idoso e vida saudável; contrapartida dos Municípios; critérios de acesso; a documentação necessária.

Wilma, também, destacou a atuação do ACS sob a supervisão da Enfermagem, dos frutos históricos, da aprendizagem mútua para ambas as categorias e destacou, “contudo, hoje, a grande questão se volta para qualidade. Nos deparamos com o desafio no sentido de inovação, tanto das ações, em busca de resultados, como das posturas, que marcam as relações humanas no âmbito da saúde. Em função desse novo contexto, é que propomos a continuidade do CTACS como forma de contribuir para o fortalecimento da ESF, assumindo, agora, o compromisso de buscar mais clareza do papel da equipe da ESF, sobretudo, da parceria profissional entre ACS e enfermeiro e da relação desses profissionais com a comunidade”.

Em Jucás o evento contou com a presença do Secretário de Governo e, também, representando o prefeito, Antônio Lisboa de Souza; do Secretário de Saúde do município, Gleison Furtado; do Coordenador da Atenção Básica, Carlos Eduardo; do Presidente da Associação do ACS, Ismael Elieudo Bezerra; das Supervisoras do CTACS, Regina Macambira, Camila Mascarenhas e Nayane Oliveira; dos facilitadores do curso, Carlos Eduardo, Emmeline Rosal, Eneildes Carvalho, Ingride Mota, Lucyana Mendonça, Michella Belmiro, Mossiclévia Silva e Ylania Vasconcelos, além dos a dos 53 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e profissionais que compõem a UBS urbanas e rurais do município.

As aulas inaugurais aconteceram a partir da Validação do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), para os ACS que fizeram a Etapa Formativa I, há mais de cinco anos, conforme exigência do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE). O CTACS tem o desafio de profissionalizar e certificar os primeiros Técnicos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), do estado do Ceará, de modo a qualificar sua atuação profissional, fortalecê-los enquanto categoria profissional, potencializando o seu papel no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.

 
Veja mais fotos dos eventos CLICANDO AQUI.
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce