Curso Técnico de ACS promove aula inaugural em Horizonte

25 de fevereiro de 2016 - 07:00

Qui, 25 de Fevereiro de 2016 11:05

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), em parceria com o município de Horizonte, realizou  a  aula inaugural que assinalou a retomada do CTACS naquele município. O evento aconteceu no dia último dia 23, no Centro Cultural Tasso Jereissati, e teve a participação dos 120 agentes comunitários de saúde de Horizonte e das 20 enfermeiros que serão as facilitadoras do curso.

A aula inaugural contou com as presenças do prefeito de Horizonte, Manoel Gomes de Farias Neto (Nezinho), do médico sanitarista e idealizador do profissional Agente Comunitário de Saúde no Ceará, Carlile Lavor, do diretor da Dieps-ESP/CE, Caio Cavalcanti, da coordenadora do CTACS, Wilma Lins e  das supervisoras Camila Moreira, Aldenôra Gonçalves e Naiane de Souza.

Foi um momento de comemoração, marcado por depoimentos importantes como o do prefeito de Horizonte, Manoel de Farias Neto, que reforçou a parceria constante do município com a ESP/CE. Após o evento, na parte da tarde, os enfermeiros da Atenção Primária se encaminharam, juntamente com os seus ACS ,para os locais onde aconteceram o processo de validação do CTACS, que se estendeu no dia 24 de fevereiro durante todo o dia.

Durante a aula, Carlile Lavor destacou pontos importantes, como: a iniciativa de Horizonte por acolher e realizar a Etapa Formativa III e, por extensão, formar os primeiros Técnicos de Agentes Comunitários de Saúde do Ceará; a importância do ACS e sua ligação com as famílias, o que o faz capaz de resolver problemas que outros membros da equipe não conseguem e, assim, contribuem para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF); e a parceria do ACS com o enfermeiro e toda a equipe.

Os enfermeiros facilitadores ainda serão submetidos a  mais uma fase de capacitação, prevista para os dias 21,22 e 23 de março. A enfermeira da ESF, Vivia Xavier, salientou que “os enfermeiros, após a capacitação, sentem-se capazes de estarem com seus ACS nesse processo de formação, pois todos ensinam e aprendem.”

Veja mais fotos do evento CLICANDO AQUI.

Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br