Os municípios de Acopiara, Iguatu e Jucás recebem capacitação para os enfermeiros

5 de fevereiro de 2016 - 10:10

Sex, 05 de Fevereiro de 2016 14:10
 
 

 
Nos dias 21 e 22 de janeiro, nos municípios de Iguatu, Jucás e Acopiara, foi realizada a Fase I do Curso de Formação Docente em Educação Permanente em Saúde, promovido Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps-ESP/CE). A capacitação é destinada aos enfermeiros da Atenção Primária, que serão os facilitadores do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), para profissionais que compõem a Residência Multiprofissional, equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.

Nessa formação, foram discutidos temas como: Os desafios e rumos da formação técnica para os trabalhadores da saúde; Educação Permanente em Saúde; Atenção Primária à Saúde (APS) e a Estratégia Saúde da Família (ESF).

A coordenadora do curso, Wilma Lins, ressalta que é de suma importância essa capacitação, pois os enfermeiros atuarão, conjuntamente, com seus Agentes Comunitários de Saúde (ACS), fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família nos respectivos municípios. “O curso reforça a continuidade da formação do Agente Comunitário de Saúde como Profissional Técnico, valorizando, assim, sua prática profissional”, destaca a coordenadora.

Para os enfermeiros, essa capacitação marca um novo momento entre eles e os ACS, pois fomenta o diálogo e a parceria entre esses atores importantes dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF).Estiveram presentes na capacitação os secretários de Saúde dos municípios; os Coordenadores da Atenção Básica; a consultora, Míria Lavor; as supervisoras pedagógicas, Aldenôra Gonçalves, Camila Moreira, Naiane Oliveira e Regina Macambira, bem como os enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, professores, residentes, psicólogos e nutricionistas que compõem a Atenção Primária desses municípios.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce