Curso Técnico de Atendimento Pré-Hospitalar realiza treinamento de resgate em altura

5 de fevereiro de 2016 - 10:44

Sex, 05 de Fevereiro de 2016 14:44

 

 

Os alunos do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar (TAPH) participaram de uma tarde de atividades práticas nas dependências da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A turma realizou um treinamento de resgate em altura e simulou situações de atendimento à vitimas em acidentes. A atividade fez parte da disciplina de salvamento em altura. O curso é ofertado pela ESP/CE por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS).

Por estar inserido num curso com ênfase num sistema de metodologias ativas, o treinamento contou com o envolvimento de todos os alunos, que também são profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) sob orientação do facilitador, Adonias da Silva.

Para reforçar essa participação integrada, o aluno Francislânio Almeida fez a orientação dos colegas durante as simulações junto a Elvis Lima, Diretor do Centro Avançado de Resgate em Alturas (CARV). A exemplo dos colegas, Francislânio tem experiência como instrutor em cursos de sobrevivência. “Muitas vezes somos solicitados para dar apoio em situações de salvamento em altura dando auxílio ao Corpo de Bombeiros”, completa o aluno Benjamin César. Essa vivência, junto a uma proposta de formação técnica que alia prática e teoria foi ressaltada pelo Dieps, Caio Cavalcanti. Para ele, essas são atividades extremamente importantes por permitirem que esses estudantes aperfeiçoem suas habilidades para as mais diversas situações do dia-a-dia.  “Além do desenvolvimento do fazer dentro da própria escola, o que nos permite que outras áreas participem e interajam nesses momentos”, relata.

De acordo com Victor Paiva, supervisor pedagógico do TAPH, a aula prática de resgate em altura é indispensável dentro da formação do técnico em atendimento pré-hospitalar, “pois ela permite que os alunos apliquem os conteúdos teóricos a prática real do atendimento pré-hospitalar em altura”. Em breve os alunos passarão ainda por disciplina de Salvamento Aquático com simulações previstas para serem realizadas, ainda nesse mês de fevereiro.   
 
O treinamento

O treinamento de resgate em altura envolve técnicas de Resgate Básico com ensino de técnicas de ancoragem, confecção de nós, sistema de redução, realização de procedimento de descida até o local onde está posicionada a vitima, de fixação da vitima através do uso de técnicas específicas, posicionamento da vitima no solo com segurança.

O curso

O curso Técnico de Atendimento Pré-Hospitalar possui carga horária de 1.800 horas e duração de dois anos. O curso ofertado coordenado pela DIEPS é o primeiro nessa modalidade no Brasil e formará 25 alunos-profissionais prontamente aptos para atuarem no sistema de saúde do Brasil.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce