Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde inicia fase II na formação dos docentes

5 de fevereiro de 2016 - 07:52

Sex, 05 de Fevereiro de 2016 11:52

A equipe do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS) promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps-ESP/CE) iniciou a Fase II, do Curso de Formação Docente em Educação Permanente em Saúde, no município de Horizonte, nos dias 27 a 29 de janeiro. A capacitação é destinada aos Enfermeiros da Atenção Primária, que serão os facilitadores do Curso, aos profissionais que compõem a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e representantes da Secretaria de Saúde do município.

Nessa Fase, foram discutidos temas como: Reflexões acerca da Abordagem por Competências no processo de formação da força de trabalho em saúde; A metodologia da Problematização em três diálogos; O papel do facilitador na problematização e a territorialização e o cadastro das famílias.

A coordenadora do CTACS, Wilma Lins, ressaltou que o momento foi permeado por discussões importantes acerca dos temas. “Destacamos a necessidade de dialogar para criar algo novo e, assim, elaborar soluções para os problemas surgidos na Estratégia Saúde da Família (ESF) a partir de um trabalho coletivo, onde todos fazem algo em comum e criam alguma coisa”, explica.

Estiveram presentes na capacitação a secretária adjunta de Saúde de Horizonte, Inês Amaral; a coordenadora da Atenção Básica, Lúcia Feitosa; a assessora do CTACS, Míria Lavor; as supervisoras pedagógicas, Aldenôra Gonçalves, Camila Moreira, Naiane Oliveira e Regina Macambira, além da supervisora Idalice Barbosa que esteve a frente das atividades como facilitadora da formação.


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce