Comitê de combate ao Aedes aegypti realiza curso e vistoria na ESP/CE

15 de janeiro de 2016 - 14:52

Sex, 15 de Janeiro de 2016 19:00
Desde o inicio de janeiro, a Escola de Saúde Pública do Ceará criou seu Comitê de Combate ao Aedes aegypti, que vem desenvolvendo ações diárias no enfrentamento ao mosquito. 
Na última semana, todos os trabalhadores da limpeza e manutenção da ESP/CE participaram de uma capacitação de dois dias, onde souberam da situação dos casos de dengue, Chikungunya e a Zika no Estado e depois identificaram no mapa de Fortaleza a situação de cada Regional.
O profissional da Prefeitura de Maracanaú, Herbert Girão, explicou sobre os sintomas de cada doença, mostrou o ciclo biológico do vetor e, para finalizar, foi realizada uma vistoria, para identificação de possíveis focos, em toda a Escola. 
No último dia 15, a ESP/CE capacitou mais um grupo de trabalhadores. “Como esse grupo já era mais conhecedor do ciclo de desenvolvimento do vetor e das doenças causadas pelo mosquito, dessa vez, pedimos que eles pensassem em como poderiam contribuir para o combate ao mosquito em casa, na comunidade e no trabalho”, explica a mestre em Saúde Pública, Jocélia Oliveira. 
Outras estratégias  (como oficinas de materiais recicláveis; tema incluído em todos os cursos técnicos e pós-técnicos da instituição e distribuição de material educativo) estão sendo utilizadas como forma de chamar atenção do público interno para a campanha Todos Contra o Mosquito. 

As vistorias

A Brigada de combate ao mosquito já realizou a primeira vistoria no entorno da instituição e em toda parte interna do prédio.
 
Segundo a coordenadora do Comitê de combate ao Aedes aegypti da ESP/CE, Olga Alencar, os locais que possam se tornar possíveis criadouros foram identificados e dada a devida solução. “Vistoriamos todos os locais e em um tronco de árvore encontramos água parada e algumas larvas, que foram enviadas para análise. No tronco, a solução que encontramos foi plantarmos uma nova muda. O tronco vai servir de jarro, para uma nova planta”, explica. Depois de cada vistoria é produzido um relatório onde aponta os locais que devem receber os reparos e/ou a devida limpeza.
 
O Comitê também já organizou um roteiro de vistorias às áreas internas e externas na Escola, planejou as rondas semanais que serão realizadas por cada setor, uma vez por semana, impossibilitando assim, que haja surgimento de focos.

Próximas ações

O Comitê de combate ao Aedes aegypti foi criado na ESP/CE no dia 05 de janeiro, indo além da determinação do Governo do Estado, que baixou decreto instituindo as brigadas em todos os órgãos públicos estaduais. 
Neste sentido, foi realizada uma reunião com representantes de todas as áreas da ESP/CE com a finalidade da criação do Comitê que idealizou e criou um plano de ações estratégicas a fim de que a instituição possa se engajar de forma efetiva no controle e prevenção do mosquito. 
 
Além das capacitações para os trabalhadores da ESP/CE, também está prevista uma capacitação aberta à comunidade e um Dia D de combate ao mosquito. 
  

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce