Profissionais de saúde concluem cursos Pós-Técnico

18 de dezembro de 2015 - 17:59

Sex, 18 de Dezembro de 2015 22:05

 

 

Na noite de ontem, 17 de dezembro, aconteceu o encerramento de três Cursos Pós-Técnicos: Saúde do Trabalhador, Saúde do Idoso e Urgência e Emergência, realizados pela Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps). Agora, o Sistema Único de Saúde possui mais 66 profissionais especializados.

 

Os cursos fazem parte da Política Nacional de Educação Permanente, do Ministério da Saúde, e tem como objetivo especializar técnicos de Enfermagem nas áreas de saúde do idoso, saúde do trabalhador e urgência e emergência.

 

A aluna do curso Pós-Técnico em Urgência e Emergência, Marta Queirós, fez questão de, em nome da turma, agradecer todos os professores, facilitadores do curso e os locais de prática.  “Aqui temos que agradecer todas as pessoas que tonaram esse momento possível, os professores, facilitadores, organizadores e os hospitais onde pudemos colocar em prática toda teoria que nos foi repassada”, reconheceu ela.

 

 

 

“Hoje, estou certa de que a transformação das práticas individuais e coletivas na rede de serviços do SUS e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados aos usuários se fortalecerão com essa formação”, destacou a coordenadora dos cursos, Márcia Mendonça.

 

Foi a primeira vez que a ESP/CE ofereceu o curso de especialização Pós-Técnico. Os cursos foram idealizados a partir da necessidade de especializar os trabalhadores de nível médio, que já realizaram um curso técnico da saúde para atender, com mais qualidade, a população que busca os serviços do SUS.

 

O diretor da Dieps, Caio Cavalcanti, falou da importância dessas formações.  “Vivemos momentos importantes nessas três áreas de formação. Nós temos um índice de envelhecimento que triplicou, nos últimos anos, e nós temos o desafio de promover um envelhecimento ativo aos nossos idosos. Na saúde do trabalhador, temos um conjunto de situações, patologias, agravos que são relacionadas às condições de trabalho. A urgência e emergência é onde residem uma das grandes questões de problemáticas na rede saúde. Por isso, essas formações são tão relevantes”, destacou o gestor.

 

Já o superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, parabenizou todos os concludentes e falou: “hoje, cada um de vocês venceu mais uma batalha, sobem mais um degrau na escada do conhecimento e contem sempre com a equipe da ESP/CE”.      

 

Os cursos tem carga horária de 380 horas, sendo 300 teórico/prática e 80 horas de estágio supervisionado, que  aconteceu no final do último módulo, em uma rede de serviço de saúde do Estado do Ceará. As turmas foram compostas por trabalhadores do SUS, todos técnicos em Enfermagem.

 

Para participar, os interessados tiveram que cumprir alguns requisitos, como: Ter idade mínima de 18 anos; ser profissional técnico de nível médio e ser profissional de saúde atuante nos serviços de saúde do SUS que guardam relação com as áreas especializadas das formações Pós-Técnicas.

 

Saiba mais sobre o Curso Pós-Técnico:

Os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio destinam-se aos trabalhadores que concluíram cursos técnicos e buscam formar especialistas em setores específicos nas atividades profissionais. Estão previstos na Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação profissional técnica de nível médio e na Resolução 413/2006 do Conselho de Educação do Ceará.

 

Veja as fotos do evento CLICANDO AQUI.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce

Facebook: espce