O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde realiza grupos focais em Sobral

15 de dezembro de 2015 - 09:19

Ter, 15 de Dezembro de 2015 13:30

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), em Parceria com os Integrantes do Programa Pacto por um Ceará Pacífico, realizou, no dia 11 de dezembro, na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia (EFSFVS), em Sobral, dois Grupos Focais com o objetivo de discutir as ações cabíveis aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em relação ao Pacto por um Ceará Pacífico nas áreas Terrenos Novos, Vila União, COHAB III (Nova Caiçara) daquele município.

O primeiro grupo foi formado por 17 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das áreas citadas. Já o segundo contou com a participação do secretário de Segurança, Coronel Sidney de Moraes; secretário adjunto de Saúde, Francisco José Leal; ouvidor da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (Cres), José Otaviano Lopes; a coordenadora da Atenção Básica, Alessandra Porto; coordenadora do Projeto de Redução de Danos, Claudine Carneiro; coordenadora do Núcleo de Apoio Saúde da Família, Karla Mara Coelho; coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Necy Miranda; gerente do Centro Saúde da Família/Vila União, Raimunda Nonata Oliveira (Minda); o presidente do Projeto Vida, Francisco Silva (Chiquinho) e o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Cleiton Moreira.

O objetivo dos grupos

A coordenadora do CTACS, Wilma Lins, destacou que durante as atividades foram discutidas questões sobre as ações necessárias para fomentar a Cultura de Paz e quais ações cabem aos ACS, como também a necessidade da junção das três esferas do governo (Federal, Estadual e Municipal) para,
juntos, contribuírem com o Pacto Ceará Pacífico.

A Equipe Técnica, responsável pelo Grupo Focal, foi composta pelas Wilma Lins, coordenadora do CTACS, as supervisoras pedagógicas, Camila Mascarenhas e Naiane de Souza e a articuladora do CTACS em Sobral, Francisca Lopes.

Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)