Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher realiza aula inaugural em Russas

15 de dezembro de 2015 - 10:01

Ter, 15 de Dezembro de 2015 13:40

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou nesta sexta-feira, 11, a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico no município de Russas. A turma é formada por um total de 37 alunos.

Durante a apresentação, Virgínia Evangelista fez exposição da estrutura do curso, da equipe que o compõe, bem como os pré-requisitos necessários à participação do mesmo.

 

Para o Secretário de Saúde, Daniel Peixoto, o fato de Russas sediar a realização do curso de aperfeiçoamento é importante devido à credibilidade trazida pela ESP/CE, bem como à possibilidade que a cidade tem de mudar a qualidade dos serviços ofertados no município.

 

    

 
Essa relevância também foi reforçada pela facilitadora Adjoane Maciel, que em sua fala incentivou os alunos à importância do empenho na prática das atividades e na ajuda mútua ao longo do curso.
 
A cerimônia ocorreu na Policlínica de Russas e contou com a participação também o assessor técnico da Dieps, Jadson Franco e a facilitadora do curso Ivonete Pereira.

 

O Curso

 

O curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher possui carga horária total de 184 horas e tem por objetivo desenvolver padrões de prática, baseados na evidência científica atualizada, contribuindo com a redução da mortalidade materna e neonatal, como consequência dos agravos que acometem a saúde da mulher e da criança no ciclo gravídico puerperal.
Para Jadson Franco, o curso de aperfeiçoamento, a exemplo de todos os demais que constituem a rede de ações da ESP/CE, têm representado o alcance da Dieps em quase todos os Estados do Ceará. 
Esse caráter de descentralização das atividades da instituição é o que têm, nas palavras do assessor, a geração de impacto nas práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos serviços ofertados pelos usuários. 
Além de Russas, o curso conta com turmas atualmente em atividade nos municípios de Quixadá, Itapipoca e Limoeiro do Norte. A previsão é de que mais de 150 profissionais sejam capacitados nas respectivas localidades.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce