CTACS capacita profissionais da saúde em Tauá e Sobral

15 de dezembro de 2015 - 13:55

Ter, 15 de Dezembro de 2015 17:43

Nos dias 09 e 10 de dezembro de 2015, aconteceu nos municípios de Tauá e Sobral, o Curso de Formação Docente em Educação Permanente em Saúde (Fase I), dando continuidade às atividades do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), promovido Escola de Saúde Pública (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps).

A capacitação é destinada aos enfermeiros da Atenção Básica, que serão os facilitadores do Curso CTACS e, também, profissionais que compõem a equipe da Gestão Municipal em Saúde. Em Tauá, participam profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação da Atenção Primária em Saúde, Gerência da Educação Permanente, Coordenação da Atenção Especializada, Gerência de Educação Profissional, Gerência da Rede Cegonha, Gerência do Sistema de Informação de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN), Gerência do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), Gerência do  Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações  (SIPNI), Tutoria da Macro II, Tutoria da Macro IV e Recursos Humanos.

Já em Sobral, participam, além dos enfermeiros da Atenção Básica, coordenadora da Atenção Básica, coordenadora do Projeto de Redução de Danos, coordenadora do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Gerente do Centro Saúde da Família/Vila União.

Nessa formação, foram discutidos temas como: Os desafios e rumos da formação técnica para os trabalhadores da saúde; Educação Permanente em Saúde; Atenção Primária à Saúde (APS) e a Estratégia Saúde da Família (ESF).

A secretária de Saúde de Tauá, Ademária Temoteo Rosa, ressaltou a importância desta formação, tanto para os profissionais da Saúde como para a saúde da população, falou também, da importância da continuidade do CTACS como forma de contribuição para o fortalecimento da ESF, assumindo agora, o compromisso de buscar mais clareza do papel da equipe da ESF, sobretudo, da parceria profissional ACS e enfermeiro e da relação desses profissionais com a comunidade.

Já a assessora Técnica Miria Lavor, ressalta que a atuação do ACS, sob supervisão da Enfermagem, rendeu frutos históricos e uma aprendizagem para as duas categorias. “Hoje, o grande desafio é a inovação das ações em busca de resultados, que marcam as relações humanas no âmbito da saúde”, destacou.

A supervisora pedagógica Regina Macambira, comentou que o momento é histórico, que os  enfermeiros e ACS terão uma ótima oportunidade para aprofundarem suas relações e seus conhecimentos para uma maior transformação da comunidade.

“É de grande importância a formação para o município de Sobral, pois envolve não somente os enfermeiros, mas toda equipe que  está inserida, no território, com os ACS”, ressaltou a coordenadora do CTACS Wilma Lins.

Em Tauá, a equipe da ESP/CE foi composta pela facilitadora, Aldenôra Gonçalves Pereira; a assessora, Míria Lavor e a supervisora pedagógica Regina Macambira e em Sobral pela coordenadora do CTACS, Wilma Lins e as supervisoras do curso Naiane Oliviera e Camila Mascarenhas.

Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)