Vice-governadora debate o Programa Pacto por um Ceará Pacifico com ESP/CE e outros gestores

8 de dezembro de 2015 - 07:46

Ter, 08 de Dezembro de 2015 11:35

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu, no último dia 07, representantes do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS-) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e os integrantes do Programa Pacto por um Ceará Pacífico, para realização de um Grupo Focal. A reunião, ocorrida no Palácio Iracema, teve o intuito de discutir as ações cabíveis aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) em relação ao Programa.

A discussão surgiu a partir de duas perguntas geradoras. A primeira: Que ações são necessárias para fomentar a cultura de paz? E a segunda: Dessas ações o que cabe ao ACS?. O questionamento gerou uma discussão rica, onde surgiram muitas ideias e concepções, as quais serão fundamentais para a formatação do CTACS.

“A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) tem uma importante missão que é a de dar continuidade ao CTACS de maneira inovadora, buscando envolver as instituições nas três esferas de governo, para que possamos juntos construir um curso que deixe uma herança positiva, que contribua significativamente na Estratégia de Saúde da Família e no território”, destacou a supervisora pedagógica do CTACS, Camila Mascarenhas.

O diretor da Educação Profissional em Saúde (DIEPS), Caio Cavalcanti, ressalta que esses grupos focais renderão muitos frutos e que a Diretoria está apostando na construção de parcerias envolvendo vários setores que influenciam na produção de saúde e de vida.

A Equipe Técnica responsável pelo Grupo Focal é formada pela coordenadora do CTACS, Wilma Lins, e as supervisoras pedagógicas do curso, Camila Mascarenhas e Naiane de Souza.

Também estiveram presentes na reunião o assessor da Vice-Governadoria, José Paulo; a coordenadora e gestão territorial do Ceará Pacifico, Carla da Escócia; o coordenador de gestão territorial do Ceará Pacifico no interior,  Rennys Frota; a representante da ONG Terra dos Homens, Nádia de Paula;  o médico sanitarista Carlile Lavor; o presidente do COSEMS, Josete Malheiro; secretária adjunta de saúde do município de Horizonte, Maria Inês Amaral; supervisor Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde (Copas/Sesa), Ivan Mendes Júnior; representante da Casa Militar, Major de Paula; a coordenadora da Regional de Saúde da SER II, Sheyla Lima Silveira; coordenadora da Rede CUCA, Luisa Cela, e a representante da COPAS/SMS, Osmarina Pitombeira.

O Ceará Pacífico

Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltados para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O eixo principal do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicos estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto será realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte,  Juventude e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)