IV Mostra compartilha aprendizado dos alunos da Diesp

4 de dezembro de 2015 - 13:59

Sex, 04 de Dezembro de 2015 17:52

A realização da IV Mostra de Saberes reforça que a educação profissional técnica de nível médio para a área de saúde é uma das prioridades da política de formação de recursos humanos da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Foi o que ressaltou Salustiano Pessoa, superintendente da ESP/CE, na abertura do evento, na manhã dessa quarta-feira, 04 de dezembro, ocorrida no auditório Principal.

Nesse mesmo contexto, Caio Cavalcante, gestor da Diretoria da Educação Profissional em Saúde (Diesp), pautou seu comentário.  Ele destacou que a Dieps tem centrado seus esforços em atividades de ensino direcionadas à educação profissional de nível técnico, em todo o Ceará, por meio da descentralização de cursos, implementando uma cultura de educação permanente, para atender às necessidades do sistema de saúde.

Da mesa de abertura, também fizeram parte Vanira Pessoa, técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Rosalvo Oliveira, técnico em enfermagem (representando o corpo discente) e dos alunos dos cursos promovidos pela Dieps.  Após a dramatização do grupo de alunos do curso técnico em Atendimento Pré-Hospitalar, simulando atendimento de um paciente com problema cardiovascular, Vanira Pessoa proferiu palestra sobre a importância da Educação Profissional em Saúde para o SUS.

Em seu depoimento, Caio Cavalcante disse ainda, que a ESP/CE, nos seus 22 anos de atividades, tem se projetado pela sua missão de formação e capacitação, tanto de nível técnico e de pós-graduação, com um saldo de mais de 10 mil alunos formados. No caso específico da educação profissional, o gestor evidenciou sua importância no ponto de vista estratégico das metas estabelecidas pelo SUS. “A Dieps é área estratégica da ESP/CE, ofertando, hoje, oito cursos técnicos, três pós-técnicos e um de aperfeiçoamento, cujos conteúdos de sua grade curricular têm contribuindo para mudar o perfil do profissional de saúde nível técnico no Ceará”, pontuou ele.

Aprendizado

O aprendizado nos nove cursos e das 10 turmas, durante esse ano, foi compartilhado na IV Mostra de Saberes pelos alunos em formato de banners e dramatização. Promovido pela Dieps, a Mostra tem como finalidade disseminar a aprendizagem entre alunos, educadores, trabalhadores e gestores dos serviços de saúde.

São 20 trabalhos apresentados pelos alunos dos cursos Técnico em Acolhimento em Saúde; Atendimento Pré-Hospitalar; Enfermagem; Prótese dentária; Radiologia e Vigilância em Saúde e os Pós-Técnico: Saúde do Trabalhador; Saúde do idoso e Urgência e Emergência. Eles mostraram o que foi aprendido durante o decorrer do curso e o que foi significativo nesse aprender, tanto para a vida como para implementação e transformação da prática profissional.

O objetivo do evento é valorizar a formação profissional técnica na saúde, fazer um balanço das competências desenvolvidas em cada um dos cursos, além de valorizar a formação profissional técnica na saúde. A Mostra reforça o propósito da Educação Profissional da ESP/CE, de uma educação voltada para aprendizagem aplicada à realidade, promovendo uma significação do conhecimento, aliado às práticas profissionais, visando o fortalecimento da atuação do profissional de saúde.

Veja as fotos do evento CLICANDO AQUI.
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)