ESP/CE em parceria com Hospital Sírio-Libanês realiza curso de especialização

4 de dezembro de 2015 - 13:09

Sex, 04 de Dezembro de 2015 17:04
 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) recebeu essa semana o Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências, realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL) e o Mistério da Saúde (MS).

O curso espera contribuir com o desenvolvimento dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de outros sistemas participantes como o sistema público de saúde de país integrantes do Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIAPSS), mediante a qualificação do processo de tomada de decisão na gestão de políticas de saúde.

O médico Fernando Arruda explica que o curso foi desenhado ao longo de dois anos e se apropria de inúmeras ferramentas baseadas em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, onde leva o especializando, a partir de um problema inicial, buscar todas as respostas por meio de um processo de aprendizado próprio, saindo da situação mais comum, onde o professor passa o conteúdo e o aluno simplesmente recebe. “Estimulamos todos os participantes a buscarem informações para que na sua prática diária ele possa ter condições de obter as resposta e soluções para as decisões”, explica o médico.

O objetivo dessa especialização é desenvolver capacidades dos gestores e outros profissionais envolvidos no processo decisório mediante uso sistemático e transparente do conhecimento científico na formulação e implementação das políticas de saúde. Também pretende elaborar projetos de intervenção para qualificar a gestão de políticas de saúde informadas por evidências nas regiões de abrangência do curso, visando atender às prioridades nas regiões.

Nessa primeira edição foram ofertas 400 vagas, as aulas iniciadas em 2015 seguem até 2016 nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Manaus, além de Córdoba e Montevideo.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Marcos Saudade e Hariádina Salveano
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce