ESP/CE comemora o Novembro Azul

30 de novembro de 2015 - 03:39

Ter, 23 de Novembro de 2015 10:01

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) promove uma programação especial, no próximo dia 30 de novembro, para abraçar a causa da campanha Novembro Azul. Doação de sangue, sessão de massoterapia e palestra sobre o câncer de próstata são algumas das atividades que movimentarão o evento.

 

Sob a coordenação do Hemoce, a coleta de sangue acontecerá nas salas 1,2, 3 e 4 da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), de 9 às  15 horas, e será aberta ao público. Depois de um café da manhã, no auditório Ciro Gomes, o médico urologista Paulo Reis fará uma palestra sobre a atual situação do câncer de próstata. No período da tarde, a partir das 13 horas, haverá sessão de massagem na Sala Zélia Rouquayrol. 

 

Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano. Ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção. No entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo.

 

Para conscientizar a população da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida realizam o Novembro Azul. A campanha tem foco na conscientização do câncer de próstata no Brasil. O objetivo dela é diagnosticar casos no início, quando as chances de curam beiram 90%.

 

Até 2010, ao descobrir-se um câncer de próstata em estágio avançado, o tratamento era paliativo. A partir de então, começaram a surgir diversos medicamentos que proporcionam sobrevida e uma melhor qualidade de vida ao paciente. Recentemente, chegaram ao Brasil quatro medicamentos que podem prolongar a vida em média de 4 a 6 meses cada um deles. Eles atuam retardando a progressão do tumor.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce