ESP/CE forma 26 novos Técnicos de Enfermagem no município de Maranguape

26 de novembro de 2015 - 10:05

Qui, 26 de Novembro de 2015 15:56

Na noite da última sexta-feira, 20 de novembro, a Diretoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (Dieps-ESP/CE), formou 26 novos Técnicos em Enfermagem no município de Maranguape.

Participam do curso, profissionais que já atuam como auxiliares de enfermagem na Rede SUS no município. As atividades tiveram início em março de 2014, em parceria com a gestão municipal.

Para a aluna Lúcia Rodrigues, o curso foi um momento de aprendizado para o trabalho e para vida, “esse curso me fez crescer profissionalmente, humanamente e me tornei mais apta. Estou muito satisfeita com as coisas novas que aprendi. Momentos que vou levar para a vida toda, experiência e amizades que ficam”.

Já para o aluno Rozalbo Oliveira, o curso possibilitou um olhar diferenciado aos pacientes “aprendi a respeitar e valorizar mais o próximo, principalmente aqueles que necessitam de um atendimento de qualidade, humanizado e justo. Tudo isso veio contribuir de forma positiva ao meu trabalho diário, desenvolvendo uma consciência mais crítica e construtiva”, explica.

O Curso Técnico em Enfermagem tem carga horária total de 1200 horas, sendo 800 horas de aulas teórico-práticas, que foram realizadas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município e 400 horas de estágio curricular obrigatório, que tiveram suas atividades nos diversos serviços de saúde da cidade: Unidades Básicas de Saúde (USBs), Hospital Municipal (todos os setores), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

O prefeito de Maranguape, Átila Cordeiro, ressaltou a parceria com a ESP/CE, que foi fundamental para esse momento e a importância da qualificação dos profissionais para a população do município “primeiro é importante ressaltar essa parceria com Governo do Estado por meio da ESP/CE, junto com o município promovendo a qualificação da mão de obra. Essa ação possibilita, primeiro que esses profissionais que já militam no dia-a-dia com a saúde pública e conhecem como ninguém a realidade da comunidade, que eles possam aplicar o conhecimento no cotidiano da população e o segundo é a possibilidade que esses profissionais têm de avançar na carreira” destacou o prefeito.

O diretor da Educação Profissional em Saúde, Caio Cavalcanti, também falou sobre o momento “essa parceria com a prefeitura de Maranguape foi um sucesso, pois deu todo o apoio para a realização do curso. Esse momento de formatura coroa uma trajetória de quase dois anos, que esses alunos persistiram, estiveram juntos, estudaram, refletiram e aprimoraram os conhecimentos. Esperamos que esse curso traga um impacto para a melhoria no serviço de saúde do município, como também da região”, ressaltou o gestor.

A solenidade de formatura também contou com as presenças da secretária de Saúde de Maranguape, Cleonice Caldas; a coordenadora da Atenção Básica, Keila Machado; a coordenadora do Programa de Saúde da Família de Maranguape, Bruna Nunes e a coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da ESP/CE, Ana Virgínia Mendonça.

O  Curso

O curso é ofertado para auxiliares de Enfermagem que atuam no SUS. Tem carga horária de 1.200 horas, entre teórico­práticas e estágio supervisionado. É realizado nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, Policlínicas e CAPS, sob a orientação de enfermeiros selecionados pela ESP/CE.

Tem como objetivo formar profissionais técnicos em Enfermagem para atuarem em todos os níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação, relacionadas ao processo saúde-­doença, prestando cuidados de Enfermagem, atendendo às necessidades de saúde dos pacientes clínicos, cirúrgicos e da comunidade em todas as faixas etárias.

Para participar do curso Técnico em Enfermagem, os alunos precisam preencher alguns requisitos, como: ser trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS); ter liberação do gestor da instituição de saúde a que é vinculado; ser auxiliar de Enfermagem; e ter concluído o Ensino Médio.

Veja as fotos do evento CLICANDO AQUI

Marcos Saudade e Hariádina Salveano