Turma de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher participa de aula inaugural em Aracati

11 de novembro de 2015 - 09:37

Qua, 11 de Novembro de 2015 13:37
 
 
 
O Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher realizou na última sexta-feira, 6 de novembro, sua aula inaugural no município de Aracati. A solenidade ocorreu na Secretaria de Educação de Aracati. O curso está sendo ofertado pela Escola de Saúde Pública através da sua Diretoria de Educação em Saúde (DIEPS).
A turma de Aracati é formada por 43 alunos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) provenientes das regiões de Itaiçaba, Icapuí, Fortim e Aracati. O curso possui carga horária total de 184 horas e tem por objetivo desenvolver padrões de prática, baseados na evidência científica atualizada, contribuindo com a redução da mortalidade materna e neonatal, como consequência dos agravos que acometem a saúde da mulher e da criança no ciclo gravídico puerperal.
 
 
“Para que haja a diminuição dos elevados índices de mortalidade materna e neonatal é necessário um conjunto de ações articuladas, das diferentes esferas de governo, pela qualificação da atenção obstétrica e neonatal. Como parte dessas ações, temos a priorização da capacitação e educação permanente de todos os profissionais envolvidos na atenção obstétrica e neonatal”, afirma a Coordenadora do curso, Virgínia Mendonça. 
De acordo com a coordenadora, o curso se faz importante tanto para a população quanto para os municípios e profissionais nele envolvidos, reforçou, aproveitando para “parabenizar todos os gestores dos municípios envolvidos, em nome da Drª Ângela Gurgel, pela iniciativa de querer melhorar a qualidade da assistência às mulheres e crianças de seus municípios”.
Além de Aracati, o curso conta com turmas atualmente em atividade nos municípios de Quixadá, Itapipoca, Russas e Limoeiro do Norte. A previsão é de que mais de 150 profissionais sejam capacitados nas respectivas localidades.
Também participaram da cerimônia a Supervisora Pedagógica do Curso, Patrícia Elizabeth; o Secretário de Saúde de Aracati, Silvano Ferreira de Sena e a Coordenadora 7ª Região de Saúde, Ângela Gurgel.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce