Dieps apresenta experiências da ESP/CE no I Congresso Internacional em Saúde Pública

9 de novembro de 2015 - 09:59

Seg, 09 de Novembro de 2015 13:59
 
 
 
As experiências da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) foram efetivamente apresentadas no I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba (Piauí). Durante o evento, realizado entre 30 de outubro a 02 de novembro, a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS) representou a instituição através da exposição de trabalhos cuja temática foi “O Desafio de Produzir Saúde em ‘Tempos de Incertezas’”. 
Para o assessor técnico da DIEPS, Jadson Franco, os relatos de experiência dos trabalhos desenvolvidos pela ESP/CE por meio dos cursos técnicos da DIEPS revelam a construção de saberes e práticas na formação técnica que favorecem, sobretudo, uma concreta transformação do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os trabalhos apresentados se tornam relevantes exatamente por fomentar a produção do conhecimento, o registro das práticas e ações supervisionadas, no caso específico do trabalho de vigilância em saúde destaca se a importância desses registros para a construção da identidade profissional, entre o ser e o fazer, deste técnico”, destaca Jadson.
 
           
 
 
“Nossa participação neste congresso de saúde pública foi de suma importância para o nosso desenvolvimento e qualificação profissional, além de aumentar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pela Escola de Saúde Pública do Ceará”, afirma a supervisora pedagógica do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, Francilete Gomes.
O trabalho em equipe também foi destacado por Francilete. Para a supervisora pedagógica, tratou-se de um fazer conjunto “da equipe de supervisores e coordenadores, no que diz respeito à elaboração de todos os temas abordados”.  A diretoria foi representada por Aldenôra Gonçalves Pereira, Francilete Viana Gomes, Francisco Jadson Franco Moreira e Roberta Diniz Nogueira Ribeiro, os quais defenderam seus trabalhos com Apresentações orais.
O I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba apresentou mesas redondas e conferências voltadas principalmente para o Ensino em Saúde. Além da realização de cursos que abordaram temas ligados às metodologias ativas, Educação Popular em Saúde, Práticas Integrativas e complementares, Educação Permanente como Estratégias de Qualificação na Atenção Básica entre outros. 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce