Alunos do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar realizam de Visita técnica no SVO

16 de outubro de 2015 - 07:50

Sex, 16 de Outubro de 2015 11:50
 
 
Os alunos do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar (TAPH) participaram no último dia 13 de outubro, de visita técnica no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (SESA). O curso é ofertado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS).
Durante a atividade, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura técnica do SVO, alguns dos laboratórios que a estrutura comporta e participaram de palestra com médicos patologistas e técnicos em necropsia do equipamento.
A ação fez parte de atividade prática desenvolvida durante a Unidade Didática Elementos da Anatomofisiologia II. A visita foi orientada por Márcia Mendonça, coordenadora do TAPH e Annaiza Lopes, supervisora pedagógica do curso.
SVO
O SVO tem por finalidade esclarecer a causa mortis em casos de morte natural sem assistência médica ou quando não houver uma definição da causa, mesmo quando o caso é acompanhado por equipe de saúde. 
O serviço deve ser procurado nos casos de morte natural, por doença sem assistência médica, em que o óbito acontece em casa ou em via pública. Do interior do Estado devem ser encaminhados ao SVO especialmente os casos de interesse da Vigilância em Saúde, como dengue, meningite, leptospirose e outras doenças infecto-contagiosas. 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce