ESP/CE recebe visita de representante do Unicef

8 de outubro de 2015 - 14:12

Qui, 08 de Outubro de 2015 18:30
 
 
 
Na manhã dessa quinta-feira, 08 de outubro, a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) recebeu a visita da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para uma reunião sobre futuras ações com temática da primeira infância.
Na ocasião foi conversado a possibilidade de uma parceria entre a Instituição, ESP/CE e Secretaria de Saúde do Estado, como explica o Diretor da Educação Profissional em Saúde da Escola, Caio Cavalcanti, “a ideia é introduzir o material do Unicef no nosso curso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS),  já que abordamos esse assunto do Desenvolvimento Infantil durante a formação” explica. 
O kit Família Brasileira Fortalecida, elaborado pelo UNICEF com 28 parceiros e o governo federal, tem sido utilizado em todo o País como um instrumento de formação profissional em serviço de diálogo e de apoio às famílias de gestantes e de crianças menores de 6 anos.
Estivam presentes na reunião a represente da Unicef, Francisca Maria (Tati);  Técnica do GT Criança/Copas/Sesa, Metilde Ferreira Carvalho; coordenadora do CTACS, Wilma Lins e as Supervisoras Pedagógicas, Naiane Souza, Camila Moreira e Regina Macambira.   
Sobre o kit Família Brasileira Fortalecida
Composto por cinco álbuns, aborda temas ligados à saúde, ao desenvolvimento infantil, à educação, à garantia de direitos e cidadania, entre outros. Cada álbum destina-se a um período específico da vida da criança: gestação; primeiro mês de vida; do segundo ao décimo segundo mês de vida; de 1 a 3 anos de idade;e de 4 a 5 anos. Os temas são abordados por meio de ilustrações e pequenas mensagens com linguagem acessível, acompanhadas de informações para o profissional, em um formato que incentiva a participação da família na discussão do tema, em vez de colocá-la somente como ouvinte.
Com o objetivo de melhorar a vida de crianças por meio do fortalecimento das competências das famílias brasileiras, profissionais de diversas categorias têm sido capacitados em muitos Estados brasileiros. Para essa ação, parcerias têm sido articuladas entre o UNICEF e os Ministérios da Educação e da Saúde, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Estados, municípios e organizações não governamentais.
(Fonte: Unicef)
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce