ESP/CE participa de reunião da RET-SUS em Brasília

2 de outubro de 2015 - 10:02

Sex, 02 de Outubro de 2015 14:00
 
 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), esteve presente em reunião do Projeto de Qualificação de Profissionais de Enfermagem e de Agentes de Saúde para Atenção Rede Integrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro, ocorreu em Brasília, nos dias 24 e 25 de setembro, contou com a participação de representantes da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) e técnicos do Ministério da Saúde.

De acordo com a Coordenadora dos cursos Pós-Técnicos ofertados pela ESP/CE, Márcia Mendonça, o encontro deu segmento a toda uma agenda de discussões do projeto, atualmente organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “A pauta de discussões passou pelo debate sobre as formas de se equacionar as competências dos cursos juntamente com as áreas técnicas do Ministério da Saúde”, explica a Coordenadora.

Nesse sentido, foram discutidas questões como a construção das diretrizes para os cursos Pós-Técnicos e dos cursos de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde em suas quatro linhas de cuidado: atenção psicossocial; doenças crônicas não transmissíveis; urgência e emergência; e atenção à saúde da mulher e do neonato.

Pós-Técnicos

Atualmente a ESP/CE oferta três modalidades de cursos Pós-Técnicos sediados em Fortaleza, são eles: o Curso Pós-Técnico em Saúde do Idoso; Curso Pós-Técnico em Saúde do Trabalhador e o Curso Pós-Técnico em Urgência e Emergência. Cada um possui carga horária de 380 horas teórico-práticas e 80 horas de estágio. A previsão de conclusão das turmas, iniciadas em novembro de 2014, está prevista para dezembro de 2015.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce