Especialização em Gestão em Saúde promove aula inaugural

25 de setembro de 2015 - 04:30

Sex, 25 de Setembro de 2015 08:30

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou, no último dia 24, a aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão em Saúde na Atenção Primária com a palestra do professor Eugênio Vilaça, que abordou o tema “A Construção Social da Atenção Primária à Saúde”.

A especialização é coordenada pelo Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (Ceges) da ESP/CE em colaboração com a Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado.

O curso está inserido no Projeto de Qualificação de Gestores do SUS no Ceará, uma parceria entre Ministério da Saúde e a Sesa. Ele engloba Cursos Integrados de Especialização e de Aperfeiçoamento, a serem realizados em cada Macrorregião de Saúde do Ceará (Fortaleza, Cariri e Sobral).

Objetivos

O projeto surgiu da necessidade de fortalecer a capacidade das equipes gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará para resolução de problemas complexos no seu cotidiano de trabalho. E tem como objetivos: Promover espaços de educação permanente em gestão em Saúde para trabalhadores do SUS no Ceará; Contribuir para qualificação de processos e práticas de gestão pública em Saúde no Ceará; Fomentar a gestão participativa, colaboração interinstitucional, intersetorial e interprofissional no contexto do Sistema Estadual Saúde Escola do Ceará.

A iniciativa faz parte da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde e da construção do Sistema de Saúde Escola do Ceará, com ênfase para a consolidação do processo de interiorização das ações de educação permanente em saúde no Ceará, mediante discussões e pactuações no âmbito das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES).

Articulado a este processo, alia-se a reorganização do sistema de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), com mudanças substanciais nos modelos de atenção, de organização e de gestão do SUS, visando alcançar os seguintes resultados para a sociedade: a diminuição das mortalidades evitáveis materna e infantil, da mortalidade prematura por doenças e por causas externas e dengue.

No modelo de atenção, a SMS implanta os modelos de atenção para as condições crônicas e agudas. Para a organização do sistema de saúde, implanta as redes de atenção à saúde, priorizando as Redes: Cegonha, Urgência e Emergência, Atenção às Condições Crônicas (Hipertensão e Diabetes). No campo da gestão, utiliza as tecnologias de gestão da clínica.

O curso

Por sua vez, o Curso de Especialização em Gestão em Saúde na Atenção Primária à Saúde, uma parceria entre a ESP/CE e a SMS, surgiu com o propósito de instrumentalizar os gestores das Unidades de Atenção Primária de Saúde (UAPS) e das Regionais de Saúde, para que possam efetivar as mudanças dos modelos de atenção, de organização e de gestão no dia-a-dia dos serviços.

Com carga horária 460h/aula, o curso está sendo disponibilizado desde 9 de agosto deste ano e prosseguirá com suas atividades até junho de 2016. O resultado esperado do curso é contribuir com o desenvolvimento de competências do corpo gerencial para a melhoria da qualidade da atenção nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e nas Regionais de Saúde, tornando-a cada vez mais segura e resolutiva para a população.

Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce