Curso Cuidador de Idoso conclui mais uma turma

23 de setembro de 2015 - 04:30

Qui, 23 de Setembro de 2015 08:30
 
 

A oitava turma do Curso Cuidadores de Idosos concluiu suas atividades na manhã da última segunda-feira, 21 de setembro. A ação foi realizada pelo Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com o Grupo Técnico do Idoso da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A iniciativa tem por objetivo capacitar trabalhadores aptos a exercerem a ocupação de Cuidador de Idoso, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função.
 
“O curso se faz importante, tendo em vista a população que envelhece, que terá em cerca de 40 anos, uma pirâmide invertida da quantidade relativa de idosos com a de jovens e isso vai impactar profundamente na nossa sociedade. Vai impactar no trânsito, nos serviços, na previdência social, nos serviços de saúde, espaços públicos e por esses motivos essa ocupação é tão relevante”, destacou o Diretor de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Moacir Tavares.  

A aluna Rocilda Rabelo, também destacou os pontos relevantes do curso: “cheguei com uma expectativa de aprendizado e fui surpreendida, desde os facilitadores, as discussões, até as técnicas de prática. Aqui não só aprendi técnicas, no curso eles te ensinam a respeitar e a resgatar a alegria desse idoso. Aprendemos coisas muito mais profundas do que simplesmente só cuidar”, destaca.

As atividades foram compostas por aulas teóricas, atividade de dispersão, prática simulada e práticas. O curso contou com uma carga horária de 160h/a e os locais de prática foram a Casa de Nazaré e a Unidade de Abrigo do Estado.

Além dos 44 concludentes e seus familiares, também participaram do evento a representante da Sesa, Helena Aires; a Coordenadora do curso, Lilian Gondim e a Gerontóloga, Maria Gomes Queiroz. 

 

 
 
Atenção ao Idoso
O Curso de Formação de Cuidadores de Idosos visa colaborar na implementação da Política Estadual do Idoso ao capacitar pessoas para exercerem funções de Cuidador de Idoso em domicílios, hospitais, Centros de Referência e instituições de longa permanência para idosos, entre outras modalidades de atenção ao idoso.
A Política Nacional do Idoso, base para a formulação da Política Estadual do Idoso, tem como propósitos promover o envelhecimento saudável na sua manutenção e melhoria; prevenir incapacidades e agravos; recuperar a saúde dos que adoecem; e, reabilitar aqueles que tenham a sua capacidade funcional restringida.
Confira as fotos do evento clicando aqui.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce