ESP/CE realiza oficina do SI-PNI

21 de setembro de 2015 - 05:11

Seg, 21 de Setembro de 2015 09:11 

 

Com vista a melhoria da qualidade do Programa de Imunização do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), em parceria com Secretaria de Saúde do Estado, irá realizar a Oficina de Implementação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). A oficina acontecerá em três momentos: dias 22, 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro, nos dias 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23, 27 de outubro e nos dias 10, 11, 12 e 13 de novembro. O objetivo da oficina é a implantar o sistema informatizado nas salas de vacina do Ceará.

 

A demanda, que partiu do Ministério da Saúde para a coordenação Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado, ocorreu devido a necessidade de capacitar os Coordenadores de Imunização e digitadores no uso do sistema. No total, serão capacitados 184 municípios do Ceará, distribuídos em 19 turmas. 

 

Para atingir essa meta, será construído juntamente com os profissionais uma formação baseada na aprendizagem significativa e produção do conhecimento para que todos consigam repassar para os demais profissionais dos seus municípios o que aprenderam, multiplicando assim os saberes necessários para um sistema único coeso e ativo.

 

Sobre o PNI

Conforme Ministério da Saúde, ao longo do tempo, a atuação do PNI, ao consolidar uma estratégia de âmbito nacional, apresentou, na sua missão institucional precípua, consideráveis avanços. As metas mais recentes contemplam erradicação do sarampo e a eliminação tétano neonatal. A essas, se soma o controle de outras doenças imunopreveníveis como Difteria, Coqueluche e Tétano acidental, Hepatite B, Meningites, Febre Amarela, formas graves da Tuberculose, Rubéola e Caxumba em alguns Estados, bem como, a manutenção da erradicação da Poliomielite. O PNI é, hoje, parte integrante do Programa da Organização Mundial de Saúde, com o apoio técnico, operacional e financeiro da Unicef e contribuições do Rotary Internacional e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O SI-PNI é um sistema desenvolvido para possibilitar aos gestores envolvidos no Programa Nacional de Imunização, a avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunobiológicos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, agregados por faixa etária, período de tempo e área geográfica.

Possibilita também o controle do estoque de imunobiológicos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição. Controla as indicações de aplicação de vacinas de imunobiológicos especiais e seus eventos adversos, dentro dos Centros de Referências em imunobiológicos especiais.

 

Confira as datas e os municípios onde aconteceram as oficinas clicando aqui. 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce