Curso Técnico de Vigilância em Saúde firma parceria com Cerest de Quixeramobim

14 de setembro de 2015 - 10:18

Seg, 14 de Setembro de 2015 14:08
 
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) firmou na última semana, acordo com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Quixeramobim (Cerest), para receber as atividades da disciplina de Estágio II do Curso Técnico em Vigilância em Saúde.
Durante a reunião foi articulado para que os estudantes profissionais realizem as ações de Vigilância em Saúde no município como parte integrante de suas atividades na disciplina de Estágio II. A previsão é de que os trabalhos sejam desenvolvidos no período do Estágio II, que ocorre de 10 de outubro a 19 de dezembro de 2015. 
Além de Quixeramobim, a parceria permitirá que ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador sejam desenvolvidas também nos municípios de Banabuiú, Choró, Quixadá, Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole. De acordo com o supervisor do curso, Jadson Franco,  a relevância da iniciativa está no fato de as ações na área de vigilância ainda serem muito pontuais na região. 
Participaram da reunião a Coordenadora do Cerest, Karina Loiola, a Coordenadora do Curso Técnico em Vigilância em Saúde da ESP/CE, Roberta Diniz e os Supervisores Pedagógicos Francilete Viana, Katherine Jeronimo e Jadson Franco. 
Curso Técnico de Vigilância em Saúde
O curso técnico em Vigilância em Saúde visa promover a formação técnica favorecendo a gestão dos sistemas de informação da vigilância em saúde, buscando fornecer subsídios para a tomada de decisão e desenvolvimento de ações relacionadas à vigilância de produtos, aos serviços, ao meio ambiente à saúde do trabalhador, ao controle e monitoramento de endemias, para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde no território.
Cerest
O Cerest é um centro de referência regional que tem como missão articular e integrar as ações voltadas para a saúde do trabalhador, a fim de prevenir e/ou reduzir os riscos de doenças nos ambientes de trabalho.
Atuando na promoção, prevenção, vigilância, tratamento e reabilitação ao trabalhador adoecido, o centro dá suporte técnico aos profissionais de saúde e aos trabalhadores, promovendo capacitações e formando multiplicadores das informações. 
O órgão atende todos os trabalhadores da área de abrangência sejam eles da cidade ou do campo, trabalhadores formais ou informais, autônomos, desempregados e também aposentados com problemas de saúde causados ou relacionados ao trabalho. 
Dentre os municípios atendidos pelo equipamento estão: Quixeramobim, Aiuaba, Arneiroz, Tauá, Parambu, Senador Pompeu, Quixadá, Banabuiú, Choró Limão, Milhã, Ibicuitinga, Ibaretama, Pedra Branca, Solonópole, Boa Viagem, Canindé, Madalena, Caridade, Itatira e Paramoti. 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce