Curso de Óbito Materno, Infantil e Fetal tem nova turma

14 de setembro de 2015 - 05:06

Seg, 14 de Setembro de 2015 09:06

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), promoverá a segunda turma do Curso de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal, numa parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom) da Secretaria da Saúde do Estado.
 

Com carga horária de 40 horas, as aulas práticas e teóricas acontecerão no período de 28 de setembro a 2 de outubro, das 8 às 17 horas, na sede da ESP/CE, localizada na Avenida Avenida Justa, 3161, bairro Meireles. Do curso participarão 30 técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde

 

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais responsáveis pela Vigilância Epidemiológica para desenvolver atividades na identificação, notificação e investigação do óbito materno, infantil e fetal no município.

 

Saiba mais

 

No Brasil, a Vigilância do Óbito Fetal, Infantil e Materno é uma experiência que vem se aprimorando rápida e continuamente. Essa ação exerce papel relevante como instrumento para a melhoria dos Sistemas de Informação em Saúde e como fonte de evidências para o aprimoramento da atenção à saúde no país.

A vigilância de óbitos se enquadra no conceito de vigilância epidemiológica que compreende o conhecimento dos determinantes dos óbitos maternos, infantis, fetais e com causa mal definida e a proposição de medidas de prevenção e controle.

Para incorporar o uso da informação na adoção de medidas de prevenção dos óbitos evitáveis, por meio da melhoria da assistência, as ações de vigilância (identificar, investigar, analisar e monitorar os óbitos) devem ser implementadas. É fundamental: aumentar a quantidade de notificações de nascimentos e óbitos que são captados nos Sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos e sobre Mortalidade do Ministério da Saúde em até pelo menos 90% dos nascimentos e óbitos estimados; vigiar todos os óbitos segundo os critérios definidos e melhorar a qualidade das informações prestadas (inclusive sobre a causa da morte).
 
Mais informações pelos telefones (85) 3101.1400 ou 3101.1407

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce