Curso Técnico em Vigilância em Saúde realiza encontro em Senador Pompeu

10 de setembro de 2015 - 11:27

Qui, 10 de Setembro de 2015 15:30
 
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIESP) realiza na próxima sexta-feira, 11 de setembro, o Encontro de Vigilância em Saúde, organizado pelo Curso Técnico em Vigilância em Saúde. O evento acontece no Sindicato dos Servidores Municipais de Senador Pompeu, de 9h às 12h.

Durante o evento será apresentado o produto final do Estágio Supervisionado I, onde as atividades foram direcionadas para a Vigilância Epidemiológica e Sistemas de Informação. De acordo com a equipe pedagógica do curso, os alunos, que também são profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), buscam com a prática acadêmica apresentar um olhar diferenciado sobre a situação de saúde dos municípios de Pedra Branca, Solonópole e Senador Pompeu.

O encontro é dividido em três diferentes momentos: Análises de Indicadores das referidas localidades, Salas de Situações e uma discussão sobre os Objetivos do Milênio.
 
“Além da importância de se ressaltar a relevância de indicadores de saúde para o planejamento e direcionamento das ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde, o evento favorecerá a melhoria da qualidade da saúde no Estado e no Brasil” destaca a coordenadora do curso, Roberta Diniz.

Curso Técnico em Vigilância em Saúde

Desenvolvido pela Dieps, o Curso Técnico em Vigilância em Saúde objetiva formar profissionais técnicos de nível médio que possuam competências e habilidades para realizar uma análise constante da situação de saúde populacional, seguida de planejamento e de execução de medidas pertinentes ao controle de determinantes, riscos e danos à saúde.

O curso possui carga horária de total de 1.800 horas, fracionadas em 1.200 horas de aulas teóricas e 600 horas de estágio, sendo este dividido em três momentos de práticas em serviço nos municípios de Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole.

Programação do Encontro de Vigilância em Saúde

9h – Coffee Break

9h40min – Abertura Oficial

10h – Análise de Indicadores de Pedra Branca
Alunos: Anataliel Teixeira, Antônia Rodrigues e Regina Oliveira
Mediador: Cedric Fernandes (Enfermeiro – Especialista em Saúde da Família)

10h20min – Análise de Indicadores de Solonópole
Aluna: Maria Osaneide
Mediador: Cedric Fernandes (Enfermeiro – Especialista em Saúde da Família)

10h40min – Objetivos do Milênio
Alunos: Carlos Arruda, Denie Souza, José Eliton e Maria Virleda
Mediador: Cedric Fernandes (Enfermeiro – Especialista em Saúde da Família)

11h00min – Sala de Situação de Senador Pompeu
Alunos: Albino Magalhães, Antônia Irione, Francisca Gláucia, Francisco Rindomar, Kalene Alves, Marcos Marciano, Maria do Carmo, Ricardo Luiz e Rosimeres Pontes
Mediador: Katia Melo (Fisioterapeuta – Especialista em Regulação do Sistema Único de Saúde)

11h20min –
Sala de Situação do CAPS de Senador Pompeu
Alunos: Girlânia Damasceno, Katiana Barreto, Maria de Fátima, Maria de Lourdes, Maria Valdeniza, Mary Messias, Michel Carvalho, Reginaldo Queiroz
Mediadora: Isabelly Duarte (Enfermeira – Especialista em Saúde da Família).

11h40min – Encerramento

 

Veja o folder do evento clicando aqui 

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce