Curso reforça ações de vigilância da tuberculose

4 de setembro de 2015 - 06:38

Sex, 04 de Setembro de 2015 10:38

 

 

As práticas docentes em vigilância e controle das ações de tuberculose é o tema do curso a ser realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), no período de 14 a 16 deste mês. A formação é uma iniciativa do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde (Coprom) da Secretaria da Saúde do Estado.

A proposta do curso é capacitar os profissionais da atenção primária para o desenvolvimento de habilidades necessárias à estruturação e organização da rede de atenção à Tuberculose no Ceará. No período de 14 a 16 deste mês, serão promovidos os dois primeiros módulos. Já no período de 1º a 2 de outubro, acontecerá o terceiro módulo. As atividades estão ocorrerão na sede da ESP/CE, localizada na Avenida Antônio Justa, 3161, no bairro Meireles.

O curso terá carga horária de 60 horas. O primeiro módulo terá 24 horas e será realizado na sede da ESP/CE. O segundo módulo, também de 24 horas, acontecerá no município de origem do aluno participante.

 

O terceiro módulo constará de um Seminário de Avaliação, de 16 horas, na sede da ESP/CE, voltado para enfermeiros ou coordenadores da Vigilância Epidemiológica. Esse seminário tem como finalidade  formar multiplicadores para o fortalecimento das ações de vigilância e controle da Tuberculose, visando à melhoria do perfil social, clínico, epidemiológico.

 

O Brasil segue a proposta da OMS no que diz respeito às prioridades relacionadas à detecção precoce de casos, ao tratamento do paciente e à sua conclusão com desfecho favorável: a cura. Para isso, as atividades desenvolvidas precisam estar relacionadas a abordagens que visam à redução do estigma que ainda existe em torno da doença e à melhoria das estratégias para adesão ao tratamento, não perdendo de vista a necessidade de articulação com outras áreas, inclusive fora do setor da saúde.

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br) .
 Twitter: @espce
Facebook: espce