Curso fortalece prevenção da hanseníase

4 de setembro de 2015 - 06:14

Sex, 04 de Setembro de 2015 10:14 

 

O Curso de Prevenção de Incapacidades, Autocuidado e Reabilitação em Hanseníase será ofertado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), no período de 21 a 25 deste mês. A iniciativa  é do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde (Coprom), por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev) da Secretaria da Saúde do Estado.

O objetivo do curso é contribuir para o fortalecimento das ações de vigilância e prevenção de incapacidades físicas das pessoas acometidas pela hanseníase, visando à melhoria do perfil social, clínico, epidemiológico e a qualidade da atenção à saúde dessa população no Ceará.

 

As atividades acontecerão no auditório do Centro Dermatológico Dona Libânia. Com carga horária de 40 horas, sendo 24 horas/aula teórica e 16 horas/aula de prática, o curso é voltado para os enfermeiros, fisioterapeutas ou terapeuta ocupacional, com intuito de formar multiplicadores para prevenção, reabilitação e autocuidado em hanseníase.

 

Esse curso está inserido no Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde. Esse programa desenvolve um conjunto de ações que visam orientar a prática em serviço em todas as instâncias e diferentes complexidades, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é fortalecer as ações de vigilância epidemiológica da hanseníase, a promoção da saúde com base na educação permanente e a assistência integral aos portadores deste agravo.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce