Alunas do Curso Técnico em Enfermagem realizam ação educativa em postos de saúde

4 de setembro de 2015 - 04:18

Sex, 04 de Setembro de 2015 09:21
 
 
As alunas do Curso Técnico de Enfermagem realizaram uma oficina de ação educativa no Posto de Saúde Flávio Marcílio, localizado no bairro Mucuripe, em Fortaleza. A iniciativa fez parte de atividade desenvolvida durante o estágio da unidade didática de Enfermagem na Saúde Coletiva. Na ocasião as alunas apresentaram palestra sobre as doenças Zika e Chikungunya.  
A oficina é uma das atividades propostas para o estágio dessa disciplina. O objetivo dessa ação é que a população seja multiplicadora de informações recebidas nos postos de saúde para outros grupos da comunidade. A ideia é que por meio das atividades os alunos percebam, além da técnica, a importância de praticar a educação em saúde.     
De acordo com a orientadora do estágio na Unidade básica de Saúde (UBS) Flávio Marcílio, Deise do Nascimento, o tema da apresentação das alunas foi direcionada pela situação epidemiológica do estado envolvendo aquelas doenças. 
“As alunas desenvolveram cartazes explicando cada doença e validavam a eficácia da atividade através de perguntas para os pacientes além da escuta ativa e elucidação das dúvidas que eles tinham acerca da temática”, ressalta Deise.
 
Nesta sexta-feira, 4 de setembro, será a vez do grupo que realiza estágio na UBS Flávio Marcílio, desenvolver atividade junto aos usuários do sistema. O estágio desta unidade didática possui uma carga horária de 56 horas para cada grupo, tendo iniciado em 14 de agosto, com término previsto para 29 de setembro. 
Curso Técnico de Enfermagem
O Curso Técnico em Enfermagem está sendo ofertado como parte das atividades do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) do Ministério da Saúde, instituído no ano de 2009. O objetivo do Curso é qualificar e/ou habilitar 745.435 trabalhadores em cursos de Educação Profissional para o setor saúde, já inseridos ou a serem inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), no período de oito anos. 
O curso foi desenhado com objetivo de, em consonância com a missão da ESP/CE, formar profissionais técnicos de nível médio para atuarem na área de saúde, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a partir das necessidades sociais e do SUS, integrando o ensino-serviço-comunidade, formando redes colaborativas e fortalecendo o sistema saúde-escola. 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce