ESP/CE firma parceria com município de Sobral para formação dos ACS

12 de agosto de 2015 - 13:17

Qua, 12 de Agosto de 2015 17:00

Na manhã dessa quarta-feira, 12 de agosto, o Diretor de Educação Profissional (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Caio Cavalcanti, e a Coordenadora do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), Wilma Lins, estiveram em Sobral para uma reunião com o Prefeito em exercício, Carlos Hilton Soares, sobre a execução do referido curso.
Na ocasião foi apresentada a proposta com toda a operacionalização da Etapa Formativa III, incluindo as oficinas para construção de currículo, capacitação para os enfermeiros e a própria formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Vale destacar que a realização dessa etapa conclui o curso e, assim, certifica os primeiros Técnicos de Agentes Comunitários de Saúde no município de Sobral.
“O Prefeito Carlos Hilton Soares firmou parceria com a ESP/CE para execução da Etapa Formativa III ainda nesse semestre. Ele reforçou o interesse do município de Sobral em capacitar seus ACS, como forma de fortalecer a Atenção Básica em Saúde”, explicou Caio Cavalcanti.
Nesse primeiro momento, a Etapa Formativa III será executada em Sobral nas áreas que fazem parte do Pacto Ceará Pacífico: Vila União, Terrenos Novos e COHAB III/Conjunto Novo Caiçara, totalizando 39 ACS. Posteriormente, a ESP/CE e o município de Sobral estreitarão a parceria, possibilitando que todos os ACS do município concluam o curso.
Também participaram da reunião a Coordenadora do Curso Técnico em Saúde Bucal da ESP/CE, Elis Regina Farias e a representante da Escola de Saúde Pública de Sobral, Francisca Lopes.

Agente Comunitário de Saúde

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde. Ele participa, junto à comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local. Está sob suas responsabilidades a prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde.
Pacto Ceará Pacifico
O Pacto Ceará Pacífico é um programa intersetorial, liderado pelo Governo Estadual, tendo à frente a vice-governadora, Izolda Cela, com foco em áreas críticas, envolvendo os poderes executivo, legislativo, judiciário, as prefeituras municipais, sociedade civil e iniciativa privada, visando à prevenção da violência e a promoção de uma cultura de paz no estado do Ceará .
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce