Quinta turma do Curso de Teste Rápido em HIV e Sífilis

6 de agosto de 2015 - 05:28

Qui, 06 de Agosto de 2015 09:28 

 

Uma quinta turma do Curso Teste Rápido em HIV/AIDS e Sífilis será disponibilizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) e em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom) da Secretaria da Saúde do Estado.

O objetivo do Curso é formar multiplicadores para a implementação do diagnóstico de HIV e triagem da Sífilis, utilizando metodologia rápida e aconselhamento, o que contribuirá para o fortalecimento das ações de vigilância e com a qualidade da atenção à saúde dessa população no Ceará.

Agendada para período de 10 a 14 de agosto, a atividade terá carga horária de 40 horas e será destinado a profissionais de saúde dos seguintes municipios: Ererê, Alcântrara, Catunda, Freicherinha, Forquilha, Graça, Groaiaras, Hidrolândia, Massapé, Mucambo, Meruoca, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Varjota, Carnaubal, Aiuaba, Ararenda, Poranga, Martinopole, Lavras da Mangabeira, Tarrafas, Juazeiro do Norte.

 

Programa
 
O Curso Teste Rápido em HIV/AIDS e Sífilis está inserido no Programa Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais. Por meio de estratégias de qualificação e ampliação ao acesso ao diagnóstico do HIV, o Programa está fortalecendo a rede de atenção à saúde, de modo a modificar o cenário desse agravo no país, visando à capilarização dessa rede na atenção primária a saúde e nos serviços especializados, consolidando um cuidado longitudinal e integralização das ações.

 
A formação dos profissionais da saúde constitui uma das ferramentas essenciais para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids, já que desperta nestes profissionais o interesse pelo tema, incentivando-os a se tornarem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e sensibiliza-os quanto à importância de se trabalhar, enfatizando constantemente as ações de prevenção do HIV/Aids e de outras DST.

 
Mais informações pelos telefones (85) 3101.1407 ou 3101.1400

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce