Especialização em Terapia Intensiva forma primeira turma

24 de julho de 2015 - 10:54

Sex, 24 de Julho de 2015 16:14

Aconteceu nessa sexta-feira, 24 de julho, a solenidade de encerramento e entrega de certificados da primeira turma do Curso de Especialização em Terapia Intensiva para Fisioterapeutas e Enfermeiros da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Estiveram presentes na solenidade, representando a ESP/CE, o Diretor de Educação Profissional da instituição, Caio Cavalcanti; a Supervisora do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) da ESP/CE, Fátima Elias; representando o Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren), Antonio Mendonça; o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região do Ceará, Ricardo Lotif; A Coordenadora do Serviço de Educação Permanente do Hospital Geral César Cals (HGCC), Solange Araújo; a Assessora Técnica da Educação Permanente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Tárcia Gadelha; a Coordenadora da Educação Permanente da Seção Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Fátima Alencar.

Na ocasião, a Supervisora do Ceats, Fátima Elias, falou aos concludentes: “a nossa principal motivação para a realização desse Curso são vocês, alunos. Saibam que essa é apenas uma etapa que vocês finalizaram, a próxima e mais importante está por vir e eu espero que vocês aproveitem tudo que foi aprendido durante o Curso e que possam compartilhar com a sua equipe e paciente”, destacou a gestora.
A Especialização em Terapia Intensiva é coordenada pelo Ceats da ESP/CE e teve suas atividades iniciadas em fevereiro de 2014, com aulas teóricas que ocorreram em Fortaleza e Sobral simultaneamente. O Curso teve como órgão financiador o Ministério da Saúde e Governo do Estado do Ceará e foi estruturado de forma a estimular os participantes a desenvolverem competências acerca do enfoque na Terapia Intensiva englobando conhecimentos, habilidades e atitudes.

O Estágio Supervisionado da Especialização ocorreu no período de novembro de 2014 a maio de 2015, nos hospitais de referência de cada macrorregião. Em Fortaleza, foram utilizados os hospitais da Rede Sesa: Hospital Waldemar de Alcântara (HWA), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o hospital da rede municipal de Fortaleza, Instituto Dr. José Frota (IJF). Em Sobral, foram utilizados como campo de estágio os seguintes hospitais: Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), Hospital do Coração de Sobral (HC) e Hospital Regional Norte (HRN).

Com uma carga horária de 652 horas, o Curso foi dividido em quatro etapas, assim distribuídas: Teoria (300h), Teórico-Prática (120h), Estágio Supervisionado (132h) e Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (100h). As atividades aconteceram nas sextas-feiras e sábados quinzenalmente, e foram finalizadas em maio passado.

Os alunos foram selecionados através do Edital 63/2013. Foram inscritos 958 candidatos para um total de 80 vagas (50 enfermeiros e 30 fisioterapeutas) disponíveis. Em função da grande demanda, o Curso ampliou as vagas para 120 (40 enfermeiros e 20 fisioterapeutas). A Especialização foi finalizada com aprovação de 99 alunos. Em Fortaleza, 31 enfermeiros e 20 fisioterapeutas e, em Sobral, 35 enfermeiros e 13 fisioterapeutas.

Veja as fotos do evento CLICANDO AQUI.
Contato: 3101.1412 (ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce