Curso da ESP/CE fortalece ações de prevenção da Hanseníase

9 de julho de 2015 - 08:55

Qui, 09 de Julho de 2015 09:55 

 

Fortalecer as ações de vigilância e prevenção de incapacidades físicas das pessoas acometidas pela hanseníase, visando à melhoria do perfil social, clínico, epidemiológico e a qualidade da atenção à saúde dessa população no Ceará. Esse é o objetivo principal do Curso de Prevenção de Incapacidades, Reabilitação e Autocuidado em Hanseníase.

 

Essa é mais uma iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), através do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde (Coprom), por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev) da Secretaria da Saúde do Estado.

 

Com carga horária de 40 horas, o Curso será realizado no período de 20 a 24 de julho, no auditório do Centro de Referencia Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia. O Curso é voltado para enfermeiros, fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais, com intuito de formar multiplicadores para prevenção, reabilitação e autocuidado em hanseníase.

 

O Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde desenvolve um conjunto de ações que visam orientar a prática em serviço em todas as instâncias e diferentes complexidades, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo as ações de vigilância epidemiológica da hanseníase, a promoção da saúde com base na educação permanente e a assistência integral aos portadores deste agravo. Considerando que essas ações devem ser executadas em toda a rede de atenção primária  SUS e que, em razão do potencial incapacitante da hanseníase, deve-se garantir atenção especializada em unidades de referência ambulatorial e hospitalar, sempre que necessário.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)

Twitter: @espce
Facebook: espce   
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE